Docentes | Ofélia Cardoso

Ofélia Maria Rodrigues Vargas Cardoso  ·  e-mail: ocardoso@esd.ipl.pt

Curso de Especialização de Pós-Licenciatura na Especialidade de Performance Artística-Dança, pela Faculdade de Motricidade Humana, da UTL.
Licenciatura em Dança (ramo Espetáculo) pela Escola Superior de Dança do IPL.

Frequentou, ao longo de três anos, a Escola de Dança do Conservatório Nacional.
Estudou teatro com João Mota, João Brites e Antonino Solmer.
Frequentou, em Nova Iorque, os cursos no "Merce Cunningham Studio" e na "School for Criative Movement" de Jack Winner. Fez workshops de composição com Ramon Oller, Wim Vandekeybus, Catherine Diverés, Nigel Charnock, Paulo Ribeiro, Laurie Booth, Donna Uchizono, Javier de Frutos, Jean-Marc Colet, Rui Horta.

Integrou, entre 1990 e 1993, a Companhia RE.AL, de João Fiadeiro, onde colaborou como intérprete e assistente de ensaio. Interpretou obras de coreógrafos como Águeda Sena, Joana Providência, e Vasco Wellenkamp.
Participou, como figurante especial, na ópera "Horácios e Coriácios", de Domenico Cimarosa, com encenação de João Perry.
Na assistência de ensaios, tem trabalhado com os coreógrafos Aimé de Ligniere, Amélia Bentes, Benvindo Fonseca, Henri Ouguike, Jean Paul Bucchieri.

No âmbito da mobilidade de docentes do programa ERASMUS, lecionou e coreografou para alunos da Academia de Dança Fontys [Fontys Hogescholen], em Tilburg, Holanda, do Instituto Superior de Dança da Hogeschool Antwerpen, em Lier, Bélgica, e do Departamento de Dança, da Teatterikorkeakoulu, em Helsínquia, Finlândia.

Coreografou, entre outros, os trabalhos Dream Stream (1998/2001), Decisions (2000/2001), Rotinas (2010), E Se… (2012) e Tudo está ligado (2013), para estudantes da ESD, da Academia de Dança Fontys, Holanda e da Hogeschool Antwerpen, Bélgica.

>> voltar