“50 Looks” – Merce Cunningham

Num momento particularmente difícil para todos, em que o país atravessa um novo estado de emergência, o cancelamento dos espetáculos faz-se sentir também na ESD, neste ano letivo com o cancelamento dos espetáculos de Ciclo 3.

Igualmente em 2020, o estado de emergência determinou o cancelamento dos espetáculos dos Ciclos 4, 5 e 6, o que obrigou a uma reorganização dos planos de estudos e avaliações, assim como uma procura de novas soluções, adaptadas às regras que foram sendo estabelecidas.

Apesar da suspensão de grande parte das atividades letivas do Curso de Licenciatura em Dança da ESD, foi possível, passados alguns meses, retomar a atividade letiva presencial. O desafio lançado à comunidade da ESD foi encontrar a melhor forma de adaptar o trabalho prático às restrições exigidas.

Num contexto de inúmeras dificuldades sentidas por parte das companhias de dança e teatro, estúdios e escolas por todo o mundo, Patricia Lent, diretora de Licenciamento da Merce Cunningham Trust, disponibilizou 50 Looks (1979), um icónico trabalho a solo de Merce Cunningham, importante bailarino e coreógrafo americano. Este contributo surgiu como forma de apoiar o trabalho dos bailarinos em confinamento.

50 Looks é um trabalho composto por um gamut of 50 looks ou 91 poses possíveis, inteiramente construído usando as conhecidas e singulares Chance Operations de Cunningham, usando um espaço bastante reduzido.

Damos agora a conhecer o trabalho desenvolvido por um grupo de estudantes do 2º ano do curso de Licenciatura em Dança, no passado julho de 2020, no âmbito da unidade curricular de Estudos de Repertório Americano II, sob orientação das professoras Sylvia Rijmer e Inês Pedruco.

Com a permissão da Cunningham Trust, a ESD partilha agora as suas versões de 50 Looks com a comunidade, através de um registo vídeo filmado ao ar livre, esperando que usufruam do desenvolvimento em tempo real e dos seus padrões coreográficos não planeados.