Pina – Dança no Cinema

A sessão "Pina - Dança no Cinema”  integra-se no Ciclo de Cinema Europeu : "Cinco filmes / Cinco questões da Sociedade Contemporânea / Cinco seleções e prémios Lux Film Prize / Cinco Escolas do IPL” e terá lugar no dia 1 de março de 2017, às 17h30, no Átrio da Escola Superior de Dança (ESD) - Rua de O Século, 93, Lisboa.

Esta iniciativa, promovida pelo Espaço Europa e pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), irá permitir leituras diferenciadas e cruzadas de saberes, podendo contribuir para o debate e estimular a apresentação de propostas de trabalho inovadoras pelas diferentes escolas que constituem o IPL.

"Pina - Dança no Cinema” é a primeira sessão deste ciclo de cinema. O evento divide-se em duas partes. A primeira constitui-se numa conversa entre Claudia Galhós e Maria José Fazenda sobre o filme “Pina”, do realizador Wim Wenders.  A segunda parte culmina no visionamento desta obra.  

"Pina é um filme para Pina Bausch de Wim Wenders, com o Tanztheater Wuppertal, sobre a obra única da extraordinária coreógrafa alemã que morreu em 2009. É uma viagem sensual e deslumbrante através das coreografias dançadas no palco e em locais da cidade de Wuppertal - cidade que durante 35 anos foi a casa e o centro de criatividade de Pina Bausch." Midas Filme

Claudia Galhós
Jornalista, crítica de dança e escritora.

Escreve sobre artes performativas em geral e dança em particular para jornais desde 2004. Atualmente escreve para o semanário Expresso e é colunista do “Festival Bytes” (blogue da European Festivals Association, EFA). Estreou-se na área da ficção com “Sensualistas” (2001), o primeiro livro da Trilogia Rock, ao qual se sucedeu “Conto de Verão” (2002) e “O Tempo das Cerejas” (2007). Tem diversos contos publicados em coletâneas e textos sobre teatro e dança. Fez documentação de seminários, festivais e programas de experimentação e residência artística. No contexto das artes performativas é autora de várias publicações, entre elas “Pina Bausch - Sentir Mais” (2010) e, mais recentemente, “15 anos - O Espaço do Tempo” (2016).

Maria José Fazenda
Docente, investigadora e escritora.

É Professora Coordenadora na Escola Superior de Dança (ESD) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). Investigadora do CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia. Membro da Comissão Científica do Doutoramento em Artes (Artes Performativas e da Imagem em Movimento), um curso oferecido pela Universidade de Lisboa com a colaboração do IPL. Doutorada em Antropologia pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Fez o Curso de Dança do Conservatório Nacional. Foi crítica de dança do jornal Público. É autora, entre outras publicações, de Dança Teatral: Ideias, experiências, ações - 2ª edição revista e atualizada (Colibri-Instituto Politécnico de Lisboa, 2012 [Celta, 2007]).

Mais informações:
Espaço Europa (Representação  da Comissão Europeia em Portugal)
Site oficial do filme Pina
Tanztheater Wuppertal - Pina Bausch
Midas Filmes (distribuição em Portugal)

Fotografia © Divulgação Midas Filmes

Posted in Sem categoria.