Apresentação da ESD

“A ESD é um centro de formação artística, técnica e científica, cultural e profissional de nível superior,
ao qual cabe ministrar a preparação para o exercício de actividades profissionais altamente qualificadas
nos domínios da Dança e promover o desenvolvimento das actividades e das profissões ligadas à Dança.”
(Despacho n.º 11625/2010, artigo 2º, Estatutos da Escola Superior de Dança)

A Escola Superior de Dança (ESD) é uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) que desenvolve a sua ação nos domínios da formação superior em Dança.

A ESD responde às transformações do panorama educacional, artístico e profissional com uma constante atualização do seu corpo docente, a par de uma estreita relação com a comunidade artística e educativa nacional e internacional. Concretiza projetos artísticos, protocolos e intercâmbios e promove a criação ou adequação dos seus cursos frente às necessidades e desafios colocados no contexto da dança.

Deste modo, a ESD tem os seguintes objetivos gerais:

  • Contribuir para o desenvolvimento técnico e estético da dança em Portugal;
  • Participar no processo de reflexão e sistematização de conhecimentos que compete ao conjunto das escolas superiores artísticas;
  • Manter contactos privilegiados com o meio profissional português e internacional da dança, nomeadamente através da cooperação com companhias profissionais e com instituições de formação em dança, e adotar uma atitude de abertura, cooperação e permuta com os restantes ramos do conhecimento artístico.

Ser estudante da ESD significa uma dedicação a tempo pleno à Arte da Dança, um treino técnico intensivo, a procura de formas de expressão pessoal na criação coreográfica, o envolvimento no espetáculo, como intérprete ou em atividades de produção, a aprendizagem e experimentação dos métodos de ensino adequados às idades, às técnicas e aos objetivos propostos. Tudo isto, com o privilégio de participar em equipas de trabalho com alunos e professores empenhados num trabalho de conjunto e dispondo de instalações e equipamentos que, não sendo ainda definitivos, reúnem condições excecionais a nível nacional.

A ESD proporciona aos seus estudantes uma valiosa experiência de formação pessoal, social e profissional, amplamente reconhecida e titulada por um grau ou diploma académico, que permitirá uma adequada inserção no mercado de trabalho.

Estatutos da ESD [alteração ]
Organograma da ESD