Centro de Documentação e Informação | Empréstimo de documentos

O Serviço de Empréstimo Domiciliário permite aos utilizadores do CDI a requisição de documentos para leitura externa.

Cada utilizador pode requisitar, em simultâneo, os seguintes documentos:

Professores Alunos mestrado Alunos licenciatura Funcionários
Monografias (livros) 4 4 2 1
Documentos vídeo 2 2 2 1
Documentos sonoros 2 2 2 1
Documentos eletrónicos 2 2 2 1

A requisição é válida por um prazo de 6 dias úteis, incluindo o dia em que foi efetuado o empréstimo.

O utilizador pode requisitar todos os documentos, exceto obras de referência (enciclopédias, dicionários, etc.), revistas, trabalhos académicos (dissertações, trabalhos de alunos), livros em mau estado de conservação, bem como qualquer outro documento considerado de valor insubstituível e/ou em mau estado de conservação.

No caso de existirem alterações do horário de funcionamento do CDI, por motivos de força maior, findo o prazo do empréstimo, os documentos devem ser entregues no Centro de Produção. O utilizador deverá preencher a Ficha de Entrega de Documentos.

Renovação do empréstimo
A renovação do empréstimo domiciliário deve ser feita presencialmente com apresentação dos documentos a renovar até ao último dia do prazo de empréstimo. Podem ser efetuadas até duas renovações consecutivas caso os documentos não tenham sido solicitados por outro utilizador, ou seja não podem existir reservas desses documentos. Se o utilizador tiver algum documento fora do prazo de devolução, fica impedido de proceder a renovações de empréstimo.

Atrasos e multas
Finda a data de empréstimo domiciliário, a contagem dos dias seguintes (em atraso) é feita incluindo feriados e fins-de-semana.

A entrega dos documentos fora do prazo de devolução, fixado no presente Regulamento, implica a interdição de utilização do serviço por um número de dias idêntico ao número de dias em atraso e o pagamento de uma multa correspondente a 0,50€ por cada dia de atraso, até atingir o valor dos documentos em falta.

O não pagamento da multa fixada no número anterior, em caso de incumprimento por parte de um utilizador interno, implica a instauração de um processo disciplinar.