Feliz Dia Mundial da Dança!

Comemorar a Dança em tempos de pandemia

O Dia Mundial da Dança celebra-se, desde 1982, a 29 de abril.

Esta data - estabelecida pelo Comité Internacional da Dança (UNESCO) - coincide, não de forma aleatória, com a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), distinto bailarino, coreógrafo e professor francês, autor da obra Lettres sur la danse et sur ​​les ballets (1760), considerada como uma obra de referência e decisiva para o estabelecimento da Dança, enquanto forma de Arte plena e autónoma, tal como a conhecemos hoje.

Anualmente, promovem-se iniciativas com o intuito de reforçar e captar atenções para esta Arte - nos seus variadíssimos domínios e estilos - catapultando para o espaço público, problemáticas e necessidades que sensibilizem a classe política e os governos para a tomada de decisões mais adequadas e beneficiadoras para o desenvolvimento da Dança.

Esta data é, também, ocasião propícia para fidelizar ou captar públicos cativando-os através da mestria da universalidade da Dança. Ou seja, o 29 de abril, de cada ano, é pretexto, muitíssimo válido, para se refletir a Dança e sobre a Dança.

Este ano (2020), as comemorações do dia 29 de abril terão, obrigatoriamente, de ser diferentes!

Em tempos de pandemia, com todas as medidas que o estado de emergência exigiu, e continua a exigir, colocou a TODOS - especificamente, ao que à Dança diz respeito (Escolas, Companhias, Projetos Artísticos e Entidades Culturais e Artísticas) - desafios brutais.

A tomada de decisões na ESD - sobre o encerramento de atividades, a suspensão ou continuidade de Unidades Curriculares (quais? porquê? até quando?) - num quadro de opções em que a saúde e a segurança de toda a Comunidade ESD tivessem a primazia, mas, simultaneamente, fossem garantidas as condições logísticas para dar cumprimento à missão da ESD e, sobretudo, salvaguardar a manutenção das especificidades dos nossos Cursos e o cumprimento dos objetivos e competências previstas nas FUC, aprovadas em CTC – foi, acreditem, muito difícil.

Acatar decisões superiores, honrar as nossas opções e assumir os desafios de novas abordagens (científicas, pedagógicas e didáticas, e de avaliação da Dança), em contexto de ensino não presencial, tendo por horizonte incertezas e muitos receios, constituiu-se a tarefa prioritária dos Órgãos de Governo da ESD.

O equacionamento (fundamentado e responsável) para a construção de um plano para o levantamento progressivo das medidas de contenção motivadas pela pandemia COVID-19, e a criação de condições para a sua operacionalização, são os desafios do presente.

Este ano, infelizmente, não poderemos associar - como sempre aconteceu – as atividades e as apresentações da ESD, às comemorações do Dia Mundial da Dança. Mas queremos que o dia 29 de abril continue a ser, uma data e um espaço de celebração.

Proponho que disfrutem das imagens do passado, de que nos orgulhamos (visitando a galeria do nosso site), e aderindo à iniciativa conjunta promovida pela AEESD e o Centro de Produção, da ESD, e para a qual foi convocada toda a Comunidade ESD.

Com um abraço e votos pessoais e institucionais de serenidade (para ultrapassar as vicissitudes do presente) e, esperança e ânimo (para enfrentar os desafios do futuro), partilho algumas fotos do meu arquivo pessoal: 1. Penteado para aula; 2. Fugaz momento de um port de bras;  3. Leveza do temps levé; 4. Suspensão do soubresaut.

Mensagem de Vanda Nascimento,
Diretora da Escola Superior de Dança

___________________________________________________________

Neste Dia Mundial da Dança, dia 29 de abril, em 2020 celebramos esta arte de forma diferente. A Associação de Estudantes e o Centro de Produção da Escola Superior de Dança lançaram um desafio a toda a comunidade académica - criar uma coreografia coletiva improvisada, juntos... mas desta vez em vídeo! A proposta foi aceite por alunos, professores e funcionários, que nos disseram: "Sim, quero participar!". Filmaram-se a dançar, em casa, e criaram uma corrente de transmissão de movimento. Mostramos agora o resultado desta iniciativa, que contou com os seguintes participantes:

Daniela Gonçalves, Susana Matos, Inês Pinheiro, Liliane Videira, Maria Francisca Nogueira, Cláudia Marques, Inês Cruz, Rita Pinho, Bárbara Henriques, Luana Frade, Rafael Pinto, Mónica Monteiro, Francisca Poças, João Carvalho, Joana Lopes, Miriam Pedroso, Margarida Galvão, Lucia Fernandes, Ana Sofia Tomás, Beatriz Lourenço, Fernanda Pereira, Rafaela Soares.

A todos eles, muito obrigada por fazerem parte desta celebração. Ainda que à distância, estamos apenas a um passo uns dos outros. Comemoremos a dança juntos!