Órgãos de Gestão | Diretor

Samuel Rego, Lisboa, 1977   

Membro do conselho de administração da entidade pública empresarial que gere a Companhia Nacional de Bailado e o Teatro Nacional de São Carlos (OPART, E.P.E.) entre março de 2016 e julho de 2019. Subdiretor-geral na Direção-Geral do Património Cultural com o pelouro da gestão dos Museus, Palácios e Monumentos entre janeiro de 2015 e fevereiro de 2016. Diretor-Geral da Direção-Geral das Artes, entre julho de 2011 e janeiro de 2015. Diretor do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua na Galiza, onde foi leitor na Universidade de Santiago de Compostela e Diretor do Centro Cultural Português em Vigo. Gestor de Projeto no Instituto Português do Património Arquitetónico entre 2002 e 2004. Investigador do Centro de História de Arte da Universidade de Évora entre 2000 e 2002.

É mestre em Políticas Comunitárias e Cooperação Territorial pela Universidade do Minho (2010). Pós-graduado em Qualificação Urbana pela Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa (2005) e licenciado em História - Património Cultural, Universidade de Évora (2002).

Possui o Curso Avançado de Gestão Pública, Direção –Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA), 2012; o Curso de Gestão de Projetos, Escola de Gestão do Porto — Universidade do Porto, 2009; Diplomacia Cultural — Institute for Cultural Diplomacy Berlim, Alemanha, 2008.


O Diretor é o órgão superior de governo e de representação externa da ESD.

Compete ao Diretor:

a) Representar a ESD perante os demais órgãos da instituição e perante o exterior;
b) Dirigir os serviços da ESD e aprovar os necessários regulamentos;
c) Aprovar o calendário escolar e horário das tarefas letivas, ouvidos o Conselho Técnico-Científico e o Conselho Pedagógico;
d) Executar as deliberações do Conselho Técnico-Científico e do Conselho Pedagógico, quando vinculativas;
e) Elaborar e submeter a aprovação superior o plano e respetivo relatório de atividades da ESD;
f) Fixar o valor das propinas;
g) Atribuir prémios escolares, ouvidos o Conselho Técnico-Científico e o Conselho Pedagógico;
h) Exercer as funções que lhe sejam delegadas pelo Presidente do IPL;
i) Exercer as demais funções previstas na lei ou nos presentes Estatutos.

Diretor da ESD: Samuel Rego

O Diretor da ESD é coadjuvado por dois subdiretores:
João Fernandes (professor adjunto)
Madalena Xavier (professora adjunta)

Fotografia © Kenton Thatcher