Docentes | Andreia Carneiro

Andreia Tatiana Dionísio dos Santos Carneiro   ·   e-mail: acarneiro@esd.ipl.pt

Nascida em Lisboa, em 1983, na margem Sul do Tejo, migra até à Amadora em 2003 onde termina a licenciatura em 2007 na Escola Superior de Teatro e Cinema no curso de Teatro – ramo de Produção. Repete este percurso desde 2015 como Assistente Convidada lecionando Práticas de Produção, na Licenciatura e Análise e Desenvolvimento de Públicos, tanto, no Mestrado, na Licenciatura na área do Teatro - ramo de Produção. Atualmente leciona também na Escola Superior de Dança, a unidade curricular de Produção Estratégica, ao 1º e 2º ano da Licenciatura.

Assume, desde Setembro de 2017, a Direção de Produção do Teatro Praga Associação Cultural. É cofundadora da P.OR.K, estrutura de criação, produção e difusão em artes performativas onde assume a Direção de Produção.

Estreia-se na produção e difusão em Dança Contemporânea pela mão da coreógrafa Clara Andermatt na ACCCA– Companhia Clara Andermatt em 2009. Desde então, juntou as experiências de produção noutras estruturas tais como a Bomba Suicida e Materiais Diversos e com vários coreógrafos, destacando-se, Filipe Pereira, Filipa Francisco, Lander Patrick, Luis Guerra, Marcelo Evelin, Sofia Dias, Tânia Carvalho, Teresa Silva,Tiago Guedes, Vitor Roriz e Marlene Monteiro Freitas.

Em 2010, integra a equipa de Arte e Espetáculos/Animação de Espaço Público e Exposições, na Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, sob a direcção da atual Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof.ª Dr.ª Fernanda Rollo.

Na área do teatro, trabalhou em produção com Mafalda Gouveia e encenadores como Cristina Carvalhal, Cucha Carvalheiro, Bruno Bravo, Gonçalo Amorim. Visitou, ainda, o mundo da televisão com curtas experiências como na Endemol.

Professora Convidada no encontro europeu de Learning / Teaching / Training, do projeto Erasmus +, Parcerias Estratégicas “Entrepreneurial Challenges in Theatre Higher Education Curricula”, realizada no GuildHall School of Music and Drama, Londres, Reino Unido, entre 19  a 23 de fevereiro de 2018, assistindo em diversas conferências e ações do programa, assim como em reuniões de grupo.

Investigadora associada ao projeto de Investigação GIRELA, Reflexões sobre Criação Artística, Formação e Legislação. Projeto financiado no âmbito da  2.ª edição do Concurso de Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação & Criação Artística financiados (IDI&CA) pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

 

>> voltar