Docentes | Inês Pedras

Inês da Luz Jacques Pedras  ·   e-mail: ipedras@esd.ipl.pt

Coreógrafa, bailarina, cantora. Tem formação em Dança e em Música, realizadas em Portugal e no estrangeiro. Licenciou-se em Dança pela Escola Superior de Dança, frequentou o mestrado em Antropologia e 4º ano do curso de Canto do Hot Clube de Portugal. Foi bolseira Mugatxoan (Es), DanceWeb/Impulstanz (Aus). Os seus trabalhos venceram 2 edições do concurso Jovens Criadores do CPAI. Representante Portuguesa na III Bienal dos Jovens Criadores da CPLP em Moçambique e no Festival Internacional de Dança em Macau. Foi artista residente na Fundação Serralves, O Espaço do Tempo (Pt), Parc de la Villete, PAF (Performing Arts Forum) e Main d’Oeuvres (Fr). Para além das formações artísticas, é certificada em outras técnicas de corpo como DNS, PBT, Movimento Corretivo, Pilates Mat e Yoga pré-natal.

Em 2005, funda a Zut!, estrutura ligada às artes performativas, onde tem desenvolvido projetos artísticos de desenvolvimento e dinamização do interior do Alentejo. É coordenadora do departamento de Corpo e Movimento da InImpetus – Escola de Atores, onde lecciona desde 2009. É fundadora das aulas Ballerina Body.

 

Trabalho seleccionado

performance
2007 Falling Up encomenda do Teatro Camões para o Ciclo 4 Canções (Pt). Estreado no Teatro Camões. Apresentado em Portugal, Rússia e Macau.

dança
2017 Excesso de Luz Cega co-produzido e estreado no Negócio/ZDB.
2009 Liars co-produzido pelo Parc de La Villette (Fr) e Festival Temps d’Images (Pt). Estreado no Centro Cultural de Belém.
2008 Síncope em colaboração com Edgar Santinhos, co-produzido pelo Festival Temps d’Images (Pt). Estreado na Culturgest. Apresentado em Portugal e no Japão.
2006 Renée Adorée co-produzido pelo Festival Alkantara (Pt). Estreado no Teatro Maria Matos. Apresentado em Portugal, França, Macedónia e Macau.

música
2010 Poésie et Lingerie em colaboração com Cláudia Efe, Carla Bolito e Alex Cortez. Estreia no Festival Silêncio, Portugal.
2006 – 2009 Ela Não É Francesa Ele Não É Espanhol em colaboração com Eduardo Raon. Estreia no Festival Alkantara, Portugal.

>> voltar