Docentes | Inês Pedruco

Inês Pedruco da Conceição Quintino Pereira   ·   e-mail: ipereira@esd.ipl.pt

Iniciou os seus estudos na área da dança com 8 anos de idade na Escola de Dança Ana Manjericão obtendo todos os exames da Royal Ballet School.

Em Setembro de 2002 ingressa na Escola de Dança do Conservatório Nacional onde obtém o diploma com mérito de Bailarina Profissional no ano de 2009. Nesse mesmo ano tornou-se semi-finalista do Concurso Internacional de “Prix de Lausanne” onde ganhou uma bolsa para a Joffrey Ballet School em Nova York, foi convidada a dançar para o canal de televisão Biography Channel.

Em Junho de 2009 tornou-se membro da Companhia de Dança Quorum Ballet onde trabalhou com diversos coreógrafos de diferentes nacionalidades, atuando em vários países como China, Macau, Dinamarca, Espanha, Sérvia, Equador, Tailândia, Suíça, Alemanha etc.

Durante o seu percurso profissional ainda colaborou em workshops com diversas escolas como Escola de Dança do Conservatório Nacional, Escola do Conservatório de Música e Dança de Coimbra, Artist, Quorum Academy, FullOut, Centro Norton de Matos, Escola de Dança de Almada, Escola Diogo de Carvalho, Escola de Bailado de Aveiro, Academia de Ballet Contemporâneo, etc.

Em 2014-2015, trabalhou com o dramaturgo Pedro Alves na Companhia Teatromosca, enquanto intérprete da obra O som e a fúria de William Faulkner e em 2018 no Baile dos Cadetes, no Espetáculo Final de Ano 2018 da EADCN. Em Abril 2016, foi convidada enquanto ensaiadora a remontar o bailado Swan Lake do coreógrafo Daniel Cardoso, no 37.25 - Núcleo de Artes Performativas (NAP), no Teatro Micaelense, nos Açores.

Em 2017 concluiu o Curso de Mestrado em Ensino de Dança na Escola Superior de Dança.

Enquanto bailarina foi convidada a trabalhar com:

  • A Vortice Dance Company com o bailado Fátima, O dia em que o sol bailou;
  • O Quorum Ballet com os bailados: Excentric Concentric e Mesa, Swan Lake e ainda Rite of Spring | Made in China, no CAE Figueira da Foz e mais tarde com a Orquestra Filarmónica Portuguesa, no Mosteiro de Alcobaça;
  • A BlackBox Arts&Cognition, projeto de investigação Movement Study and Research com a coreógrafa Sylvia Rijmer e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Enquanto professora no Ensino Artístico Especializado:

  • Escola Superior de Dança: Técnica de Dança Contemporânea;
  • Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional: Técnica de Dança Contemporânea, Repertório Contemporâneo e Oficina Coreográfica;
  • Academia de Dança Contemporânea de Setúbal: Técnica de Dança Clássica;
  • Conservatório de Música e Dança de Coimbra: Técnica de Dança Clássica e Repertório Clássico.

 

>> voltar