Docentes | João Fernandes

João Carlos Martins Parreira Fernandes  ·  e-mail: jfernandes@esd.ipl.pt

Natural de Leiria, iniciou a sua formação em 2002.

É professor na Escola Superior de Dança (ESD), desde 2013, lecionando na Licenciatura em Dança e colaborando nas orientações de Estágio no Mestrado em Ensino de Dança. Foi Subdiretor da ESD entre 2017 e 2019. É membro do Comissão Científica da Licenciatura para o mandato 2017/2020 e Membro da Comissão Científica Ad Hoc para a criação do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais (desde 2018). É investigador no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança. É mentor e programador do MetaDança – Festival de Artes Performativas em Leiria, desde 2012.

Doutorado em Motricidade Humana (Especialidade em Dança) na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (2018). Em 2010, conclui a Licenciatura em Dança (Criação/Interpretação) na ESD. Em 2012, concluiu o Mestrado em Criação Coreográfica Contemporânea da ESD e em 2014 concluiu o Mestrado em Ensino de Dança da ESD. Detém ainda formação profissional em Gestão e Financiamento de Organizações e Projetos Culturais. Frequenta, desde 2019, a Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior no Instituto Superior de Educação da Universidade de Lisboa.

Em 2010 e 2012 foram-lhe atribuídos o “Prémio Mérito de Melhor Diplomado" da Licenciatura em Dança e do Mestrado em Criação Coreográfica Contemporânea, respetivamente. Em 2017, foi distinguido pelo IPL com o “Prémio de Reconhecimento de Atividades com Relevância na Comunidade – Prémio de Excelência”.

Destaca do seu percurso o contacto com profissionais como: Rui Horta, Paulo Ribeiro, Rui Lopes Graça, Clara Andermatt, Francisco Camacho, Madalena Victorino, Teresa Ranieri, entre outros.

Foi professor da Studio k – escola de dança de 2008 a 2014 e docente do Ensino Artístico Especializado, na Escola de Dança do Orfeão de Leiria de 2010 a 2016.

É coreógrafo independente desde 2009. Destacam-se as peças: Corpus (2011); Retalhos (2012); Um Ensaio Sobre o Poder (GED - 2013); entre.mitências (2014), Liberdade Provisória (2015); O Princípio da Incerteza (2016); sobre a pele (cocriação com Ângelo Neto - 2017); O resto dos outros (Companhia EDAM - 2017); profunda pele (cocriação com Ângelo Neto - 2018); (Re)tratos de simplicidade (ANIMA- 2018); FaKe DaNcE ou a metáfora do encontro (cocriação com Ângelo Neto - 2019) e Princípio da queda, início do fim (cocriação com Madalena Xavier - 2019).

Foi júri de provas em escolas de ensino artístico designadamente: EDOL; EVDCR; EDAM; ED-SAFGP; Escola de Dança Lugar Presente; Conservatório de Música da Jobra; Conservatório Regional Silva Marques; Escola Profissional de Artes da Madeira. Em 2018 e 2019, foi júri dos Concursos de Apoio à Criação da DGArtes.

 

Publicações:

Fernandes, J; Neto, A; Xavier, M. (2020). Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo. Convergências - revista de Investigação e Ensino das Artes, VOL XIII (26). [link]

Fernandes, J. & Xavier, M. (2019). Criação Coreográfica, interpretação contemporânea e mediação artística em dança. In Sarmento, C. M.; Pandora, G. & Oliveira, P. (Eds.), Arte e Cultura na Identidade dos Povos (pp. 123-132). Lisboa: Associação das Universidades de Língua Portuguesa.

Fernandes, J. (2019). School objets and their contribution to dance education. In S. Albuquerque; T. Ferreira; M. F. Nunes; A. C. Matos & A. Candeias (Ed.). Web of Knowledge: A Look into the Past, Embracing the Future (pp. 12-15). Faro: Sílabas & Desafios.

Fernandes, J. C. M. P. (2018). O Ensino-Aprendizagem das Técnicas de Dança Contemporânea no Ensino Artístico Português – Uma proposta de intervenção para a atualidade. Tese de Doutoramento, Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa, Portugal. [link]

Nascimento, V.; Cardoso, O.; Lopo, T.; Fernandes, J. & Mendo, G. (2018) Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança. Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes , VOL XI (21). [link]

Fernandes, J. (2016). A reinterpretação de obras coreográficas e a importância da sua integração no ensino de dança. Revista Portuguesa de Educação Artística, 6 (2), 69-83. [Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa: acesso ao texto completo]

Fernandes, J. & Garcia, V. (2015). A Híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística profissional. Revista Portuguesa de Educação Artística, 5, 45-59. [Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa: acesso ao texto completo]

Fernandes, J. C. M. P. (2014). A Prática Pedagógica Partilhada no 3º ano do Curso Básico de Dança da Escola de Dança do Orfeão de Leiria. Relatório de Estágio, Escola Superior de Dança, Lisboa, Portugal. [Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa: acesso ao texto completo]

Fernandes, J. C. M. P. (2012). Lado a Lado. Relatório de Projeto em Criação Coreográfica, Escola Superior de Dança, Lisboa, Portugal. [Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa: acesso ao texto completo]

 >> voltar