Luís Miguel Marta de Araújo Moreira · e-mail: lmoreira@esd.ipl.pt
Licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Frequenta o Mestrado de Artes Cénicas da FCSH da Universidade Nova de Lisboa.
Foi performer entre 1995 e 2000. Membro do grupo universitário Teatro das Ciências (1995-2000), Hoje Há Caracóis (1999-2000) e participou na performance YÔ-YÔ, na Galeria ZDB, dirigida por Paula Varanda e João Pinto no ano 2000.
Desde 2000 desenvolve trabalho na área de vídeo/cinema nas áreas de realização e edição tendo trabalhado com os realizadores João Mário Grilo, Edgar Pêra, José Nascimento, Orlando Fortunato... Realizou em 2006 o documentário 3 minutos antes da maré encher e o videoclip Monotone para o grupo musical A Naifa.
Técnico de Iluminação desde 1999. Trabalhou com Fernanda Lapa, Sandra Faleiro, Ricardo Carriço, Paulo Matos, David Pereira Bastos, Clara Andermatt, Julia Salém, Josefa Pereira. Diretor Técnico do Chapitô (2009-2010). Desde 2008 responsável de iluminação residente do programa “Viva a Música” da Antena1. Colaborou pontualmente com o Auditório Carlos Paredes, CCB, Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro o Bando… Trabalha regularmente com a empresa de iluminação Tela Negra onde opera espetáculos de Dead Combo, Rodrigo Leão, António Zambujo, Márcia Santos, Os Poetas... De 2015 a 2017 foi técnico de iluminação de cena na Fundação Calouste Gulbenkian. Atualmente colabora na digressão das peças: Parece que o Mundo de Clara Andermatt e João Lucas e À Espera de Godot de David Pereira Bastos.
No campo da música fez desenho de luz para tournées:
- A Naifa;
- Júlio Resende;
- Marco Rodrigues;
- Diabo na Cruz;
- Bandarra;
- Mundo Complexo;
- O Experimentar não me Incomoda;
- Señoritas...
Desenho de luz das peças:
- África de Cláudia Violante;
- Super Mulher de João Didelet;
- Glimpse de Josefa Pereira;
- Procedimentos para Encontrar-se de Ana Côrrea e Julia Salem.