Docentes | Maria João Lopes

Maria João Gomes Lopes  ·  e-mail: mlopes@esd.ipl.pt

Mestre em Programação e Gestão Cultural pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e licenciada em Dança pela Escola Superior de Dança, assume o cargo de professora ensaiadora, e diretora de cena da Companhia de Dança de Almada desde agosto de 2004. Nasceu em Lisboa em 1977, iniciou os seus estudos de dança aos seis anos de idade na Academia de Dança de Setúbal (Portugal) sob a orientação de Maria Bessa e António Rodrigues, durante a sua formação trabalhou com diversos professores. Foi bailarina na CeDeCe Companhia de Dança Contemporânea de Setúbal, participando na maioria dos espetáculos em Portugal e no estrangeiro, teve a oportunidade de trabalhar com diversos coreógrafos com destaque para, Darshan Singh Buller, Olga Roriz e Gagik Ismailian entre outros, ainda como bailarina fez parte do elenco da Dançarte Companhia de Dança, da Companhia de Dança de Almada e da Luzzo Fluidans Cia (Curitiba – Brasil).

Como professora de dança trabalhou com a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, Estúdio Sétima Posição, Conservatório Regional do Algarve, Gaia Cia de Dança (Natal – Brasil) Grupo de Dança da Faculdade de Artes do Paraná (Curitiba - Brasil), Companhia de Dança de Aveiro, Escola de Dança da Companhia de Dança de Almada, Círculo de Dança de Lisboa, Coral Luísa Todi de Setúbal no Projeto Show Choir com a Maestrina Gisela Sequeira, Fórum Dança de Lisboa e Conservatório Regional de Artes do Montijo.

Oradora no encontro sobre O papel do ensaio e do ensaiador na performance do bailarino promovido pelo Centro de Estudos em Artes Performativas e Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa.

Participação no Projeto Europeu Clash! - When classic and contemporary collide and new forms emerge sendo responsável pela área de Desenvolvimento de Públicos.

>> voltar