Docentes | Maria José Fazenda

Maria José Fazenda Martins  ·  e-mail: mjfazenda@esd.ipl.pt

Professora Coordenadora, responsável pelas unidades curriculares de Apreciação da Dança, História da Dança e do Ballet, História da Dança Contemporânea, Estudos da Dança em Portugal e Antropologia da Dança, no Curso de Licenciatura em Dança da ESD.
Leciona a unidade curricular de Tópicos em Estudos de Dança no Doutoramento em Artes (Artes Performativas e da Imagem), criado pela Universidade de Lisboa, em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa.

Investigadora do CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia.

Responsável pela criação da unidade curricular opcional de Dança em Contexto, dos Cursos de 2º ciclo do Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), onde lecionou como Professora Auxiliar Convidada.

Doutorada em Antropologia pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Licenciada em Antropologia e Mestre em Antropologia Social e Cultural e Sociologia da Cultura pela FCSH da UNL.
Curso de Dança do Conservatório Nacional.

Foi crítica de dança do jornal Público, entre 1992 e 2001.
Participa frequentemente em conferências e debates em diversas instituições e publica regularmente em edições da especialidade.

Principais publicações:
(2017). Creating and performing in Companhia Maior: Memories of life, experiences of continuity and transformation. In G. Vicente (Ed.), Intensified bodies from the performing arts in Portugal (pp. 161-191). Bern: Peter Lang.
(2016). Da reflexão teórica sobre a dança ao trabalho de campo e vice-versa. In S. V. de Almeida & Rita Ávila Cachado (Org.), Os arquivos dos antropólogos (pp. 49-57). Lisboa: Palavrão. [Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa: acesso ao texto completo]
(2016). Interações na cena da dança contemporânea: Duetos, solos e grupos. Alicerces: Revista de Investigação, Ciência, Tecnologia e Arte, 6, pp. 163-177. [Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa: acesso ao texto completo]
(2014). A dimensão reflexiva do corpo em ação: Contributos da antropologia para o estudo da dança teatral. In P. Godinho (Coord.), Antropologia e performance: Agir, atuar, exibir (pp. 53-76). Castro Verde: 100LUZ. [Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa: acesso ao texto completo]
(2014). Uma intensa presença do corpo: A dança em Portugal no contexto de uma democracia recente. Sinais de Cena, 22, pp. 84-86. [Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa: acesso ao texto completo]
(2012). Dança teatral: Ideias, experiências, ações (2ª edição revista e atualizada). Lisboa: Colibri - Instituto Politécnico de Lisboa. [Catálogo Bibliográfico do CDI: acesso ao registo bibliográfico]
(2012). A dança como visão do mundo: Da grande modernidade à época atual. In L. Louppe, Poética da Dança Contemporânea (pp. 6-15). Lisboa: Orfeu Negro. [Catálogo Bibliográfico do CDI: acesso ao registo bibliográfico]
(2009). As histórias que as pessoas dançam sobre si próprias: As linguagens de Jérôme Bel, Montalvo/Hervieu, Shobana Jeyasingh e Akram Khan. [Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa: acesso ao texto completo]
(2007). Dança teatral: Ideias, experiências, acções. Lisboa: Celta. [Catálogo Bibliográfico do CDI: acesso ao registo bibliográfico]
(2003). Duetos. Cadernos Rivoli , 1, pp. 73-76.

(1999). Corpos inconformistas: Ligações entre a dança dos anos 60-70 e a dança dos anos 90. In Circa 68 (pp. 564-577). Porto: Museu de Serralves.
(1998). A dança no seio da reflexão antropológica: Contributos e limitações herdados do passado com ecos no presente. Trabalhos de Antropologia e Etnologia, 38 (1-2), pp. 61-79.
(1997). Movimentos presentes: Aspectos da dança independente em Portugal. Lisboa: Cotovia e Danças na Cidade. [Catálogo Bibliográfico do CDI: acesso ao registo bibliográfico]
(1996). O corpo naturalizado: Experiência e discurso sobre duas formas de dança americanas. In M. V. de Almeida (Org.), Corpo presente: treze reflexões antropológicas sobre o corpo (pp. 141-153). Oeiras: Celta. [Catálogo Bibliográfico do CDI: acesso ao registo bibliográfico e ao texto completo]
(1993). Para uma compreensão da pluralidade das práticas da dança contemporânea: Repensar conceitos e categorias. Antropologia Portuguesa, 11, pp. 67-76. [Catálogo Bibliográfico do CDI: acesso ao registo bibliográfico e ao texto completo]

>> voltar