Docentes | Patrícia Henriques

Patrícia Henriques

Patrícia Carla Pinto Henriques da Silva ·  e-mail: phenriques@esd.ipl.pt

Nasceu em 1974, em Coimbra, e iniciou os seus estudos de Dança aos 7 anos na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADCS). Integrou a Pequena Companhia e a Companhia de Dança Contemporânea (CeDeCe), tendo participado em todos os seus espetáculos e tournées em Portugal e na Europa, entre 1987 e 1994.

Em 1997, terminou o Bacharelato em Dança na Escola Superior de Dança (ESD). Em 1996, recebeu a medalha de ouro na II Competição Ballet/Modern Dance – Nagoya (Japão). No mesmo ano recebeu a Medalha da Cidade de Setúbal, e, em 1997, foi nomeada para os Prémios Bordalo Pinheiro.

Coreografou, a convite, para escolas e companhias, nomeadamente: Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN), ESD, CeDeCe, UPE Dança e Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (CPBC). Lecionou e realizou workshops nas seguintes instituições: ADCS, ESD, Dançarte e Festival de Dança de Curitiba, Companhia Nacional de Bailado (CNB), Companhia Olga Roriz, Oper Graaz e CPBC.

No decorrer da sua carreira, teve oportunidade de trabalhar com inúmeros coreógrafos, tais como: Paulo Ribeiro, Olga Roriz, Rui Lopes Graça, Gagik Ismailian, Niels Christie, Darshan Singh Buhter, Rami Levi, Henri Oguike, Patrick Delcroix e Vasco Wellenkamp. Como bailarina, representou Portugal em inúmeras Galas e Festivais como Osnabrück (2002), Madrid e Curitiba (2003), Hagen (2011), Graz (2011) e Seul Expo-Ballet (2012).

Desde 1998 que integra a CPBC. Entre 2007 e 2010 foi assistente de Vasco Wellenkamp na CNB, onde teve o privilégio de assistir o coreógrafo Caetano Sotto na obra “Sagração da Primavera”. Em 2011, volta a integrar a CPBC e foi distinguida pela Dance Europe Magazine (Number 155, October 2011), como uma das “Top One Hundred Dancers” season 2010/2011.

Atualmente, colabora como freelancer, com diversas companhias e escolas de dança em Portugal e na Europa e faz parte do corpo docente do curso de Licenciatura em Dança da ESD.

>> voltar