Docentes | Rita Pico

Rita Fernandes Rosa Pico   ·   e-mail: rpico@esd.ipl.pt

Rita Rosa Pico nasceu em 1987 em Lisboa. Foi aos 15 anos que iniciou o seu contato com o Teatro, na Escola Secundária da Amadora, onde integrou dois grupos de cariz amador, o GrUtesco e o Teatradançando, como performer, cenógrafa e aderecista. Em 2005 foi admitida na Escola Superior de Teatro e Cinema no ramo de Design de Cena do curso de Teatro.

Em 2009 iniciou a sua colaboração com o Teatro da Garagem como assistente de cenografia e aderecista, tendo continuado o seu percurso como aderecista e cenógrafa no teatro amador e profissional até hoje colaborando em variadas produções de teatro e dança com entidades como Teatro do Biombo, Cenas de Teatro, O Rumo do Fumo, Lobo Mau Produções, entre outras.

Formou-se em Maquilhagem Profissional e Caracterização em 2010 no Atelier VISUALMAIS, tendo trabalhado desde então para Televisão, Publicidade e Cinema em variados projetos nessa vertente. Colaborou durante 6 anos com a Sport TV e colabora ainda com a SKY Sports (DE); na Publicidade integrou algumas produções da Krypton e da PSP; no Cinema e na Ficção colabora com a BeActive, com a Plural e em variadas produções independentes.

Em 2012 iniciou a sua segunda licenciatura em Teatro, desta vez no ramo de produção, tendo concluído este ciclo de estudos em 2017 enquanto trabalhou como produtora executiva numa pequena produtora de filmes – Ilha das Tartarugas.

Foi também em 2017 que começou a lecionar a Unidade Curricular de Maquilhagem e Caracterização na Escola Superior de Teatro e Cinema, ocupação que continua a ter hoje. Ganhou recentemente a bolsa de Estudos da Fundação Calouste Gulbenkian de Valorização Profissional em Artes para se especializar em escultura e modelagem de próteses de maquilhagem e efeitos especiais na Escuela Profesional de Escultura ALMART, em Madrid.

 

>> voltar