Docentes | Vanda Nascimento

Vanda Maria dos Santos Nascimento  ·  e-mail: vnascimento@esd.ipl.pt

Doutoramento em Ciências da Educação - Programa de Didáticas y Organisación de Instituiciones Educativas do Departamento de Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación, na Universidade de Sevilha (2010).
Licenciatura em Dança, na Escola Superior de Dança (ESD) – Ramo de Educação (1999).
Bacharelato em Dança, na ESD - Ramo de Educação (1990).
Major Examination - Classical Ballet Imperial Faculty Elementary Syllabus, na Imperial Society of Teachers of Dance (1998).

Professora de Técnica de Dança Clássica (Elementar e intermédio) – ADCS (1992 a 1998) e no Jardim Escola João de Deus – Estrela (1992 a 2008).

Em 2000, inicia funções de docência na ESD.

Coordenação do Curso de Mestrado em Metodologias do Ensino da Dança da ESD - 1ª edição (2010/2011).
Coordenação do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da ESD - 1ª, 2ª e 3ª edição (2011/2014).

Em 2014, assume o cargo de Diretora da ESD para o mandato 2014/2017.

Atualmente, é Diretora da ESD para o mandato 2017/2020 e docente no curso de Licenciatura em Dança (unidades curriculares: Técnicas de Dança - Módulo de Dança Clássica - e Análise de Vocabulário I)  e no curso de Mestrado em Ensino de Dança (unidades curriculares: Metodologias e Didáticas da Dança Clássica I e II; Introdução ao Estágio; Investigação em Educação II; Estágio I e Estágio II).

Orientação de Estágios no Curso de Mestrado em Ensino de Dança da ESD. Orientação de Teses de Mestrado e Doutoramento.

Participação regular em júris de provas de Mestrado e Doutoramento e em provas e exame em Escolas de Ensino Especializado da Dança.

Membro da Associação Academia de Dança Contemporânea de Setúbal e membro Fundador da Companhia de Dança Contemporânea de Angola.

Principais publicações e intervenções:
(2016). A (in)visibilidade dos Professores de Técnica de Dança: O reconhecimento que se impõe. Alicerces: Revista de Investigação, Ciência e Tecnologia, 6, pp. 178-194.
2016/2017 - Membro da Comissão Organizadora do 1º Congresso do Ensino Artístico Especializado: Teoria e Prática. 3, 4 e 5 de fevereiro de 2017, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
(2012). A (in)visibilidade dos Professores de Técnica de Dança: Manifesto reflexivo. [Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa: acesso ao texto completo]
2012 - Oradora da Conferência: O ensino das Técnicas no Ensino Especializado. Festival MetaDança, Leiria.
2011 - Oradora convidada para palestra sobre: Ensino Artístico Vocacional em Portugal: O perfil académico e profissional dos professores de Técnicas de Dança. Escola de Dança de Alcobaça, Cine-Teatro de Alcobaça.
(2010). Os professores de Técnicas de Dança das Escolas de Educação Artística Vocacional em Portugal Continental: Caracterização do seu perfil académico e profissional e análise da sua prática docente. Tese de Doutoramento, Universidade de Sevilha. [Catálogo Bibliográfico do CDI: acesso ao registo bibliográfico e ao texto completo]

>> voltar