Passar para o conteúdo principal

 

Teresa Ranieri

Nascida em Bari, na Itália, Teresa Ranieri recebeu a sua formação profissional em dança entre a Itália e a França completando os estudos acadêmicos em 2016 com um mestrado em Pedagogia e Pesquisa de Movimento pela Bruckner Universität em Linz (Áustria).

Em 1985 mudou-se para a Alemanha para dançar como solista em vários Teatros e com numerosos coreógrafos, tais como Amanda Miller, Rui Horta, Jacopo Godani, William Forsythe entre outros.
Desde o ano 2000, é professora convidada em várias companhias europeias e instituições académicas tanto em Antwerpen (Bélgica) como na Bruckner Universität (Áustria) e na Escola Superior de Dança de Lisboa (Portugal) onde se tornou parte integrante do corpo docente entre 2010 e 2012.

Ainda em 2004 ganhou um prémio na Competição coreográfica em Stuttgart (Alemanha) com o solo "Libero arbítrio".

Teresa Ranieri foi coreógrafa convidada para diferentes companhias na Alemanha, Áustria e Singapura produzindo paralelamente no “Espaço do tempo" em Montemor-o-novo (Portugal)  as suas próprias performances.
Em 2009 é uma das artistas da 2ª edição da Plataforma Portuguesa de Artes Performativas.
Com as peças "In the land o p..." e "Anacronia" foi convidada para inúmeros festivais em Portugal, Alemanha, Áustria, Itália e Brasil. Em 2012-13 foi convidada pela UNICAMP em Campinas (Brasil) como artista residente para desenvolver projetos artísticos e pedagógicos com vários departamentos do Instituto de Arte desta prestigiosa universidade.


Em 2014 Teresa decide de mudar o seu foco profissional para ensinar programas baseados em Mindfulness em diferentes contextos sociais apoiando seres humanos na busca de mais equilíbrio na própria vida. 
Em Junho de 2022 acaba um Mestrado para ensinar Intervenções Baseadas em Mindfulness em contexto Clínico no Departamento de Psicologia na Universidade de Bangor (Reino Unido).