Lançamento do novo número da Alicerces

A cerimónia de lançamento do 6º número da Alicerces: Revista de Investigação, Ciência, Tecnologia e Artes terá lugar no dia 30 de janeiro, às 18h00, no Átrio da Escola Superior de Dança (ESD) - Rua de O Século, 93, Lisboa.

O novo número da Alicerces é dedicado às temáticas das artes performativas - teatro, cinema e dança. Sob o título principal Ensaios sobre prática e pedagogia nas artes performativas, a revista compõem-se de textos produzidos por docentes das escolas do ensino artístico do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), investigadores e profissionais da área.

A Alicerces existe desde 2003 com o objetivo de congregar artigos científicos, estudos e documentos provenientes de ações desenvolvidas pelas unidades orgânicas do IPL. Alguns dos seus números encontram-se disponíveis para download, em formato PDF, no site do IPL.

Intervenções

Professora Doutora Vanda Nascimento
Diretora da Escola Superior de Dança

Professora Doutora Eugénia Vasques
Coordenadora do 6º número da revista Alicerces

Professora Doutora Maria José Fazenda
Autora do artigo "Interações na cena da dança contemporânea: Duetos, solos e grupos" na revista Alicerces

Professor Doutor João Vaz
Organista e investigador na esfera da música

Prof. Doutor Elmano Margato
Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa

Apresentação de trabalhos da ESD

Título: 2 X 2
(Dois exercícios à procura da relação tocar)

1. Noelli Kikuchi e Sofia Portugal
  2. Andreia Marinho e Pedro Sampaio

Música: Asamo
Orientação: Fernando Crêspo
Duração: 3’

Título: Terapia de Exposição
Co-criação/Interpretação: Catharina Dahlkvist Mendonça e Maria Inês Costa  (2º ano)

Música: Memoria, de Murcof
Figurinos: Catharina Dahlkvist Mendonça e Maria Inês Costa
Orientação: Madalena Xavier
Duração: 5’’
Sinopse: “Autophobia is the specific phobia of isolation; a morbid fear of being egotistical, or a dread of being alone or isolated.” - The Practitioner's Medical Dictionary

A ESD convida todos a marcar presença neste evento.