Masterclass com António Jorge Gonçalves

10 maio 2018 | 14h00
Estúdio C1

António Jorge Gonçalves, autor de novelas gráficas, performer visual e cartoonista político, a convite da Escola Superior de Dança, irá conduzir uma masterclass de desenho digital em tempo real, aos alunos do 3º ano  (Turmas 61 e 62) do Curso de Licenciatura em Dança da ESD.

Fez direção visual em várias peças de teatro. Com o desenho digital em tempo real e a manipulação de objectos em retroprojector de transparências, tem apresentado diversas acções performativas com músicos, actores e bailarinos em Portugal, França, Alemanha, EUA, Japão, Itália, Brasil e Suécia.
É autor de livros publicados em Portugal, Itália, Brasil, Alemanha, Espanha e México, pelos quais foi premiado no Festival Internacional de BD da Amadora. Tem colaborado com diversos escritores na criação de obras onde texto e imagem se relacionam de forma exploratória. Foi distinguido em 2014 com o Prémio Nacional de Ilustração (DGLB).

Criou o projeto Subway Life, desenhando pessoas sentadas nas carruagens do Metro em várias cidades do mundo.
Desde 2003 é cartoonista político no Inimigo Público (jornal Público): foi premiado no World Press Cartoon e publicado no Le Monde, Courrier Internacional e várias colectâneas internacionais.

Licenciou-se em Design de Comunicação na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e fez Mestrado em Theatre Design na Slade School of Fine Art, em Londres, onde foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi docente no IADE, na RESTART, e lecionou Espaços Performativos na Universidade Nova de Lisboa (mestrado em Artes Cénicas). Em 2015 integrou o projecto pedagógico 10 x 10 da Fundação Calouste Gulbenkian como artista formador.

www.antoniojorgegoncalves.com
www.subway-life.com

Desenhos Efémeros, a masterclass

Tem por objetivo divulgar o método e a dinâmica performativa do desenho digital em tempo real, possibilitando aos participantes a experimentação direta das suas possibilidades. Pretende-se também inspirar o desenvolvimento da potencialidade performativa do desenho, que já é uma ferramenta de expressão ao alcance de todos. Com esta ação procura-se que este método possa vir a ser utilizado e transformado por outros performers, noutros contextos.
Numa primeira parte contextualiza-se o percurso de AJG no âmbito do desenho e das práticas interdisciplinares, numa segunda parte demonstra-se o método de desenho digital em performance desenvolvido pelo artista e dá-se a possibilidade aos participantes de explorarem as possibilidades de articulação com esta linguagem.

Desenhos Efémeros, o livro

Apresentação do livro sobre a actividade performativa - desenho digital em tempo real e a manipulação de objectos em retroprojector de transparências - do artista visual António Jorge Gonçalves. As mais de 150 performances realizadas pelo artista entre 2003 e 2017, a solo ou em diálogo - com parceiros tão distintos como a banda Galandum Galundaina ou a Orquestra Metropolitana de Lisboa, o pianista Bernardo Sassetti ou a coreógrafa Amélia Bentes - ficaram apenas na memória de quem esteve presente. A publicação desta obra documentará de forma cuidada uma prática performativa transdisciplinar, que se desenrola em composição expontânea alimentada pelo diálogo entre os intervenientes. Será um documento de estudo e inspiração para a prática cénica. Profusamente ilustrado com fotografias de espetáculos e ensaios, incluirá testemunhos e reflexões críticas de Carlos Pimenta (encenador e professor), Pedro Moura (crítico e editor) Nuno Artur Silva (escritor, actual admnistrador RTP) e Rui Eduardo Pais (crítico, curador), bem como uma entrevista ao artista conduzida por Anabela Mota Ribeiro que dará a ver a metodologia e o contexto decifrados pelo próprio artista. Conterá também informação factual sobre os espetáculos, uma lista completa das performances, e uma tradução integral dos textos em inglês. A edição irá integrar o catálogo da ORFEU NEGRO.

Posted in Notícias.