Masterclass com António Torres

17 outubro 2018
11h00 - 12h30 | 14h00 - 15h30
Estúdio D1 | Estúdio D3

No arranque deste ano letivo 2018/2019, é agora a vez de António Torres, bailarino e performer, vir à ESD ministrar uma masterclass de improvisação. Partindo do próprio corpo, e através de vários exercícios de improvisação, será possível detetar alguns hábitos e movimentos recorrentes, qual a parte do corpo predominante e qual a forma e dinâmica que sobressaem. Numa tentativa de análise, os alunos irão interferir na improvisação uns dos outros, com o intuito de quebrar/mexer/agitar/questionar a fronteira entre os corpos.

Esta masterclass estabelece como principais objetivos: explorar diferentes qualidades de movimento, diferentes dinâmicas, estados e impulsos; encontrar novos percursos e diversas respostas criativas; acumular, detectar e interferir no movimento; analisar o seu corpo/movimento e o do outro.

António Torres (Lisboa, 1987) é licenciado pela Escola Superior de Dança (2014) e em Artes Performativas na ESTAL (2009), tendo ainda estado no Konservatorium de Viena, em Erasmus (2014). Integrou FALL, de Victor Hugo Pontes (2014) e CLOUDS AFTER CRANACH, de Esther Balfe (Cia. William Forsythe). Em 2015, interpretou THIS IS NOT A LOVE STORY, de Maurícia Neves (CCB) e ETERNURIDADE, de Amélia Bentes. No mesmo ano, cocriou com Ana Jezabel, OUTRO EM MIM QUE EU INGORO (2015) e A IMPORTÃNCIA DE SER desNECESSÁRIO (2017). Participou em A SLOW DANCE WITHOUT NAME (2016) de Jacopo Miliani, como performer. Criou um solo sem título no projecto Campos da Dança no Festival Todos’16 e ENCARNADO em 2017, a convite da Madalena Victorino. Colaborou com Rui Horta na abertura da exposição de Robert Schad. Interpreta WE ARE NOT SO PRETENTIOUS, cocriação com Bárbara Carlos e Maurícia Neves (2017). Em 2018 colaborou com Lígia Soares, na peça CUORE e encontra-se em processo criativo do primeiro solo SWAN FAKE. Destaca ainda ANJOS NO CABELO DO DIABO, encenação de Miguel Borges e TÚMULO DE CÃES, de Dinarte Branco.

Parceria: Materiais Diversos

Fotografia © João Catarino & Catherina Cardoso

Posted in Notícias.