Masterclass com Barbora Hruskova

19 janeiro 2018 | 11h00
Estúdio 12

Barbora Hruskova, Mestre de Bailado da Companhia Nacional de Bailado, irá conduzir uma masterclass de técnica de dança clássica, a convite da Escola Superior de Dança, aos alunos do 3º ano  (Turma 5B) do Curso de Licenciatura em Dança da ESD.

Nasceu em Basel, Suíça, e vem de uma família de bailarinos.
Barbora fez os seus estudos com Ms Christiane Vaussard no Conservatoire National Superieure de Musique et de Danse de Paris.
Depois de obter o seu diploma, integrou o San Francisco Ballet em 1989 e, em 1992 juntou-se ao Royal Ballet of Flanders onde, muito rapidamente lhe foi dada a oportunidade de interpretar papeis principais.

Em 2003, juntou-se à Companhia Nacional de Bailado, como bailarina principal em vários bailados de Hans van Manen, Mauro Bigonzetti, Uwe Scholz, Jiri Kylian, Rui Lopes Graça e Caetano Soto.
Barbora Hruskova participou também em várias Galas de dança: A Gala Internacional de Ballet I, II, III, IV e V, em Lisboa, a Gala Internacional de Ballet, no Porto, a Gala contra a SIDA (Inglaterra), Imatra Ballet Gala (Finlândia), Bodrum International Gala (Turquia), Takamatsu Gala (Japão), BMW Gala (Portugal).

Foi bailarina principal convidada para Paquita, com a Companhia de Dança da Madeira (Portugal), Giselle com o National Ballet of Prague (República Checa), Adagio Hammerklavier com o Ballett des Badischen Staatstheaters (Alemanha), e Eleonore et ses amis Gala em Cattolica, Itália.
Atualmente, é Mestre de Bailado na Companhia Nacional de Bailado (Portugal), onde é responsável pelas aulas regulares de ballet clássico da companhia, e pelos ensaios de dança clássica e dança contemporânea do repertório da companhia.

Barbora continua a apresentar-se em cena com a peça ‘A Perna esquerda de Tchaikovsky’, escrita por Tiago Rodrigues, com música ao vivo de Mário Laginha, baseada na autobiografia da sua própria carreira como bailarina clássica profissional, onde é a bailarina principal.

Barbora é também certificada como instrutora de Gyrotonic® e Gyrokinesis®, onde procura descobrir a ligação funcional entre o seu conhecimento de Gyrotonics e o ensino regular das suas aulas de dança clássica.       

 

Posted in Notícias.