Masterclass com Fernando Duarte

8 maio 2019 | 9h00
Estúdio D1

No dia 8 de maio, Fernando Duarte volta à ESD, desta vez para leccionar uma masterclass dirigida aos alunos da Turma 4B, do 2º ano do curso de Licenciatura em Dança, que se realiza no âmbito da unidade curricular de Técnica de Dança Clássica IV.

Fernando Duarte é natural de Lisboa, nasceu em 1979. Estudou na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal sob orientação dos professores Maria Bessa e António Rodrigues. Em 1995/96 foi bailarino estagiário na CeDeCe – Companhia de Dança Contemporânea. Ingressou na Companhia Nacional de Bailado em 1996, onde foi Bailarino Principal.

Em 2005/2007 foi Solista no Ballet Nacional da Noruega. Dançou a maioria dos papéis principais do repertório clássico assim como bailados do universo neo-clássico e contemporâneo. De 2011 a 2017 foi Mestre de Bailado e Ensaiador na CNB onde também coreografou novas versões de O Lago dos Cisnes (2013), O Quebra-Nozes (2014), O Pássaro de Fogo (2015) e La Bayadère (2016), para além de Cimbalo Obbligato em 2010. Também coreografou para outras companhias, tais como a CeDeCe – Companhia de Dança Contemporânea e Dançarte, assim como vários pas-de-deux para galas internacionais. Foi co-autor do espetáculo para crianças Cinderela em bicos de pés e Dó, Ré, Mi, Perlimpimpim.

Leciona Técnica de Dança Clássica desde 2008 e é, atualmente, Professor na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, assim como Professor Convidado em diversas escolas nacionais e internacionais. Convidado a participar em conferências sobre Arte e Dança, Fernando Duarte é, também, doutorando em Estudos Artísticos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 2018 funda e assume a Direção Artística da Dança em Diálogos e ganha o Prémio da Dança Anna Mascolo da Mirpuri Foundation, com o bailado Murmúrios de Pedro e Inês.

Parceria: Dança em Diálogos