Masterclass com Filipa Francisco

21 março 2019
16h30 - 18h00 | 
Estúdio D2

Depois de um período de Residência Artística na ESD, Filipa Francisco regressa para ministrar uma masterclass no âmbito da unidade curricular de Composição II, dirigida à turma 43 (2º ano).

Filipa Francisco (Abrantes, 1971), é coreógrafa e performer. Estudou Dança, Teatro, Improvisação e Dramaturgia, na Escola Superior de Dança, na Companhia de Dança Trisha Brown, no Lee Strasberg Institute, em Nova Iorque. Juntamente com Bruno Cochat, é membro fundador da Cia. Torneira. Dos seus trabalhos destaca Leitura de Listas em colaboração com André Lepecki (Festival Way, 2004) e Dueto em cocriação com a coreógrafa Basca, Idoia Zabaleta (Alkantara Festival, 2006). Em 2007/2008 foi Diretora Artística de Nu Kre bai bu onda, um projeto de formação em dança e criação, no bairro da Cova da Moura.

Com este grupo criou Íman, considerado pela crítica do jornal Público o melhor espetáculo do ano. Em 2011, cria A Viagem, espetáculo criado com grupos folclóricos. Em 2016, dirige o Projeto Espiões, que aborda a relação entre as artes performativas e a construção e transmissão da memória cultural, desde um universo pessoal, com cocriação dos intérpretes Francisco Camacho, Miguel Pereira e Sílvia Real. Em 2018 criou Saal, no âmbito da rede artéria, sobre as salinas da Figueira da Foz. Em 2019 continua a apresentar a peça A Viagem com grupos folclóricos da zona de Coimbra e a investigação e criação do solo Partilhas.

Parceria: Materiais Diversos

Posted in Notícias.