Masterclass com José Luís Vieira

31 maio 2017 | 11h30
Estúdio 5 da ESD

José Luís Vieira, professor de Ballet, irá dirigir uma Masterclass de Técnica de Dança Clássica aos alunos do 3º ano (Turma 62) do curso de Licenciatura em Dança da ESD.

JOSÉ LUÍS VIEIRA

Faz parte do corpo docente da Escola de Dança do Conservatório Nacional desde 1994, onde integra o Quadro de Nomeação Definitiva. É professor de Técnica de Dança Clássica, Pas de deux, Variações e Oficina Coreográfica. Foi responsável pela direção artística das Oficinas Coreográficas e Espetáculos Finais da EDCN de 2000 a 2008.

De 2002 a 2003 foi Vice-Presidente do Conselho Executivo da Escola de Dança do Conservatório Nacional e em 2003 assumiu a presidência, cargo que ocupou até 2008.

Frequentou o curso de piano da Escola de Música do Conservatório Nacional

Frequentou o Curso Superior de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa. Fez os seus estudos de Dança na Escola do Ballet Gulbenkian e no George Brown College em Toronto no Canadá.

Foi membro fundador da companhia Nacional de Bailado sob a direcção de Armando Jorge, onde de 1977 a 1984, dançou papéis de destaque em grande parte do repertório da Companhia. De 1984 a 91 foi bailarino solista do Scapino Ballet Amsterdam sob a direção de Armando Navarro e Nils Christe. Dançou em Portugal, Espanha, França, Holanda, Itália, Alemanha, Finlândia, Suécia, Macau, China e Canadá.

Foi professor e Coordenador pedagógico da Escola de Profissionais de Bailado da CNB. De 1999 a 2003 foi Mestre de Bailado da C.P.B.C. sob a direção de Vasco Wellenkamp.

Desde 1991 tem sido professor convidado de várias companhias e escolas da Europa e Estados Unidos da América, nomeadamente no Ballet Gulbenkian, Companhia Nacional de Bailado, Real Conservatório em Madrid, Scapino Ballet de Amsterdam, Ballet da Ópera de Ulm na Alemanha, Zurich Ballet na Suiça e no Atanta Ballet nos EUA onde tem sido professor convidado da companhia e do Atlanta Ballet Centre for Dance Educational nos últimos 14 anos.

Coreografou diversas peças no âmbito das Oficinas Coreográficas da E.D.C.N., para a Escola Superior de Dança, para o Atlanta Ballet Centre for Dance Education, nos EUA, e para o Kayser Ballet na Covilhã.