Masterclass com Rafael Alvarez

7 junho 2019 | 16h00
Estúdio D2

No dia 7 de junho, Rafael Alvarez virá à Escola Superior de Dança lecionar uma masterclass no âmbito da unidade curricular de Composição II, dirigida aos alunos da Turma 41, do 2º ano do curso de Licenciatura em Dança.

Rafael Alvarez é coreógrafo e intérprete, cenógrafo e figurinista, investigador e professor. O seu trabalho coreográfico tem sido apresentado desde 1997 na Europa, América do Sul e América do Norte, Médio Oriente, Ásia e África. Nos últimos 20 anos tem investigado e desenvolvido uma dimensão plástica do movimento e da composição, revelando uma forte componente visual na construção do corpo-espaço e da linguagem coreográfica. Os seus espectáculos destacam-se pelo uso enigmático, simbólico, poético e minimalista do corpo, da dança e do espaço.

Tem investido de forma aprofundada, na relação da Dança com a Comunidade e na dimensão colaborativa da prática artística de diálogo e intervenção com o mundo. Leciona desde 1998, Dança Contemporânea – Improvisação/Composição e Dança Inclusiva, desenvolvendo projectos de formação envolvendo estudantes e profissionais de dança, pessoas com deficiência, seniores, pessoas com Parkinson, crianças e artistas em geral.

Coordenador e professor no projecto Dança Contemporânea para Maiores de 55 Anos & Seniores que dirige desde 2001 em Lisboa integrando aulas semanais, laboratórios e apresentações. Coordenador artístico da Plural_Companhia de Dança e professor de dança inclusiva na Fundação LIGA (desde 1998). Integra a equipa de professores do Projecto Dançar com Pk - Aulas de Dança para Pessoas com Parkinson (membro do Dance for PD/ Mark Morris dance Group 6 Brooklyn Parkinson’s Group, EUA). Professor de Improvisação/ Composição na FOR Dance Theatre / Companhia Olga Roriz (2017-19).

Foi intérprete em espectáculos e projectos dirigidos pelos coreógrafos – Francisco Camacho/ EIRA (PT), Christian Rizzo (FR), Lynda Gaudreau/Lucky Bastards (CN/FR) e do encenador Luís Castro/Karnart, entre outros.

Doutor em Comunicação, Cultura e Arte - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UALG. Pós-graduado em Ciências da Comunicação – Cultura Contemporânea – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade. Nova de Lisboa. Formado em Realização Plástica do Espectáculo e em Teatro e Educação - Escola Superior de Teatro e Cinema, IPL. Foi Bolseiro do Centro Nacional de Cultura na área da Dança/Criação (2000-2002). Investigador Integrado CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística.

Foi artista apoiado pelo O Rumo do Fumo (2000-04) e artista associado da EIRA – Dança Contemporânea e Performance (2005-2016). Co-fundador da ANKA Companhia de Dança Inclusiva de São Tomé e Príncipe. Co-fundador e director artístico da BODYBUILDERS – Dança Contemporânea.

Parceria: BodyBuilders