Masterclass com Rafael Alvarez

7 maio 2019 | 14h00
Estúdio A1

No dia 7 de maio, Rafael Alvarez virá à Escola Superior de Dança leccionar a primeira masterclass do Bloco 5 (ano letivo 2018/19). Esta masterclass realiza-se no âmbito da unidade curricular de Composição II e é dirigida aos alunos das Turmas 42 e 43, do 2º ano do curso de Licenciatura em Dança.

Rafael Alvarez é coreógrafo e intérprete, cenógrafo e figurinista, investigador e professor. O seu trabalho coreográfico tem sido apresentado desde 1997 na Europa, América do Sul e América do Norte, Médio Oriente, Ásia e África. Nos últimos 20 anos tem investigado e desenvolvido uma dimensão plástica do movimento e da composição, revelando uma forte componente visual na construção do corpo-espaço e da linguagem coreográfica. Os seus espectáculos destacam-se pelo uso enigmático, simbólico, poético e minimalista do corpo, da dança e do espaço.

Tem investido de forma aprofundada, na relação da Dança com a Comunidade e na dimensão colaborativa da prática artística de diálogo e intervenção com o mundo. Lecciona desde 1998, Dança Contemporânea – Improvisação/Composição e Dança Inclusiva, desenvolvendo projectos de formação envolvendo estudantes e profissionais de dança, pessoas com deficiência, seniores, pessoas com Parkinson, crianças e artistas em geral.

Coordenador e professor no projecto Dança Contemporânea para Maiores de 55 Anos & Seniores que dirige desde 2001 em Lisboa integrando aulas semanais, laboratórios e apresentações. Coordenador artístico da Plural_Companhia de Dança e professor de dança inclusiva na Fundação LIGA (desde 1998). Integra a equipa de professores do Projecto Dançar com Pk - Aulas de Dança para Pessoas com Parkinson (membro do Dance for PD/ Mark Morris dance Group 6 Brooklyn Parkinson’s Group, EUA). Professor de Improvisação/ Composição na FOR Dance Theatre / Companhia Olga Roriz (2017-19).

Foi intérprete em espectáculos e projectos dirigidos pelos coreógrafos – Francisco Camacho/ EIRA (PT), Christian Rizzo (FR), Lynda Gaudreau/Lucky Bastards (CN/FR) e do encenador Luís Castro/Karnart, entre outros.

Doutor em Comunicação, Cultura e Arte - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UALG. Pós-graduado em Ciências da Comunicação – Cultura Contemporânea – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade. Nova de Lisboa. Formado em Realização Plástica do Espectáculo e em Teatro e Educação - Escola Superior de Teatro e Cinema, IPL. Foi Bolseiro do Centro Nacional de Cultura na área da Dança/Criação (2000-2002). Investigador Integrado CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística.

Foi artista apoiado pelo O Rumo do Fumo (2000-04) e artista associado da EIRA – Dança Contemporânea e Performance (2005-2016). Co-fundador da ANKA Companhia de Dança Inclusiva de São Tomé e Príncipe. Co-fundador e director artístico da BODYBUILDERS – Dança Contemporânea.

Parceria: Fundação Liga