Masterclass e Ensaio Aberto com CDC de Angola

8 outubro 2019 | 09h00 - 13h00
Estúdio C3

Entre 5 e 31 de outubro a Companhia de Dança Contemporânea de Angola irá fazer a sua maior digressão internacional. Durante a sua passagem por Portugal, a Companhia vai parar pela ESD para lecionar uma masterclass aos alunos do 2º ano da licenciatura em Dança, assim como proporcionar-lhes a oportunidade de assistirem a um ensaio da Companhia.

Fundada em 1991, a Companhia de Dança Contemporânea de Angola edificou, através de um percurso de inovação e singularidade, uma história exclusiva que faz dela um coletivo histórico e único, num contexto artístico que permanece frágil, conservador e fortemente cunhado pelas danças patrimoniais e recreativas urbanas e pela ausência de um movimento de criação de autor, no plano da dança.

Provocando uma rutura estética na cena da dança angolana e tornando-se, em 2009, uma companhia de Dança Inclusiva, a CDC Angola inaugurou o regime de Temporadas e criou uma linha de trabalho que, dispensando as narrativas de estruturação convencional, preferencia propostas que confrontem o público com as suas próprias histórias, aspetos do seu quotidiano, das suas realidades sociais, da sua condição de cidadãos de universos que se cruzam. Numa época em que as barreiras geográficas e culturais são superadas pelos recursos disponibilizados pelas novas tecnologias, estas, conjuntamente com outras linguagens, passaram a integrar o discurso artístico e estético da CDC Angola, onde o corpo e o movimento constituem o elemento catalisador.

Escola Superior de Dança e Companhia de Dança Contemporânea de Angola

Fotografia © Rui Tavares | CDC Angola