Masterclass com Enrica Palmieri

23 novembro 2017 | 9h00 - Estúdio 8
24 novembro 2017 | 11h00 - Estúdio 11

Enrica Palmieri, bailarina, coreógrafa e diretora da Accademia Nazionale di Danza (Roma), irá conduzir uma masterclass de técnica de dança contemporânea, no âmbito do intercâmbio de professores do programa Erasmus, aos alunos do 3º ano  (Turma 5A) do Curso de Licenciatura em Dança da ESD.

Bailarina e coreógrafa, estudou em Nova York (EUA), no Alwin Nikolais e Murray Louis Dance Theatre Lab com Alwin Nikolais, Muray Louis e Hania Holm, assistente de Mary Wigman.

Graduada em Antropologia na Universidade de Roma "La Sapienza", trabalha como professora desde 1990 na Accademia Nazionale di Danza (Roma) onde ensina técnica de dança contemporânea, composição, metodologia e combina os seus programas com a antropologia da dança.

Depois de 6 anos no Conselho Académico, 5 anos no Conselho de Educação Artística Superior no Ministério da Universidade e da Pesquisa e 3 anos de coorganização do Departamento de Coreografia, ela é a nova diretora da Accademia Nazionale di Danza (Roma). É também supervisora do Erasmus + KA107 Itália-Mali-Palestina, um projeto de intercâmbio de dois anos, de estudantes e professores (incoming and outgoing), com quatro parceiros institucionais na Palestina e duas parcerias institucionais no Mali.

A Técnica de Dança Contemporânea: elementos de técnica de relaxamento, como o trabalho de peso e o trabalho de chão combinados com Klein Technique e Ashtanga Yoga, serão o principal trabalho na classe de técnica contemporânea, que começará no chão usando balanço, rolamentos e alongamento de todo o corpo para mudar o foco em cada parte.

O controle das ações das articulações e a sua influência nas partes do corpo serão utilizados no estudo de diferentes dinâmicas com especial preocupação no movimento orgânico que utiliza curvas e extensão para a elasticidade do corpo, particularmente envolvida numa fluência de movimento através do espaço com a mudança natural dos níveis do chão para os saltos.

A Metodologia: será focada na flexibilidade do corpo e do espaço, dando diferentes densidades ao espaço e alterando o peso do corpo a partir do peso real para atingir o mais leve e o mais pesado. Diferentes estratégias técnicas serão consideradas para chegar ao objetivo final que é a elasticidade do corpo e do espaço.

Improvisação e Composição: experimentando a mudança de peso do corpo através do uso de contração e descontração, diferentes formas de acordo com o espaço e seus níveis, os alunos irão, da improvisação em pequenos grupos, convergir para pequenas composições individuais, que gradualmente irão acabar numa peça de grupo mais longa, composta com base nas relações de afinidades.

Posted in Notícias.