Masterclass com Fábio Lopez

22 maio 2018 | 13h00
Estúdio A1

Fábio Lopez, bailarino, diretor artístico e professor de dança clássica , irá conduzir uma masterclass de técnica de dança clássica, a convite da Escola Superior de Dança, aos alunos do 2º ano  (Turma 4B) do Curso de Licenciatura em Dança da ESD.

Concluiu, em 2004, os seus estudos na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional (Portugal), tendo posteriormente frequentado o «Summer Intensive» da Juilliard School (Nova Iorque) e completado a sua formação na Escola-Atelier Rudra Béjart Lausanne (Suiça).

Em 2006, juntou-se ao Malandain Ballet Biarritz, onde interpretou, entre outros, o papel de Teobaldo, em «Romeu e Julieta», da malvada meia-irmã de Cinderela, Javotte, em «Cinderela», ou ainda o «Concerto 21», em «Mozart a 2».
Teve a oportunidade de trabalhar com personalidades como Victor Ullate, Cyril Atanassoff, Maina Gielgud, Violette Verdy, Frank Andersen, Dinna Bjorn, Azari Plissetski, Andrey Klemm, Sylvianne Bayard, Nils Christe, Georges GarciMichel Gascard, Lienz Chang, Eva Lopez Crevillon, Urtzi Aramburu, Céline Talon, Thierry Malandain e o proprio Maurice Béjart.

Em 2012, ganhou o 3.º Prémio Coreográfico ADAMI/Synodales.
«Poil de Carotte», peça concebida em colaboração com o renomado compositor francês Thierry Escaich, foi bem recebida pela critica francesa aquando do último «Festival du Temps d’Aimer la Danse 2016».

Foi premiado pela Caisse des Dépôts et Consignations, que lhe atribuiu um apoio financeiro importante para o desenvolvimento do seu trabalho coreográfico na temporada 2017/2018. Foi igualmente coreógrafo convidado, em dezembro de 2017, do Conservatório Nacional Superior de Música e de Dança de Paris. Até 2020, é artista associado da «Plateforme Chorégraphique de Bayonne» “OLDEAK” (França), em conjunto com a sua Companhia de Dança ILLICITE BAYONNE.

Possui, desde 2010, o «Diplôme d’État» de Professor de Dança Clássica. Orientou Workshops e estágios em Israel, na Alemanha, nos Estados Unidos, em Porto Rico, em Espanha, em Itália e em França.

Compagnie Illicite
Plateforme Choregraphique de Bayonne

Posted in Notícias.