Masterclass com Irena Milovan

10 janeiro 2018 | 17h00
Estúdios Victor Cordon

Irena Milovan, Ballet Mistress , irá conduzir uma masterclass de técnica de dança clássica, no âmbito da parceria com a Companhia Nacional de Bailado, aos alunos do 3º ano  (Turma 5B) do Curso de Licenciatura em Dança da ESD.

Nasceu em Zagreb, Croácia.

Iniciou os seus estudos de dança no National Ballet School (Zagreb), onde, em 1954, obtém o seu diploma e ingressa no Ballet of National Theatre of Croatia. No seu percurso académico destaca M. Ignajatovich, M. Jovanovich, A. Roje, Egorova, Poliakova, Tomsky, D. Brown, entre outros.

Em 1957, parte para Paris para continuar os seus estudos. Desde aí, e ao longo da sua carreira como bailarina, foi demi-soloist no Suttgart Ballet, bailarina principal no Teatro Municipal de Santiago, Chile. Recebeu o prémio “Crítica de Dança” pela sua interpretação no bailado Giselle, e é convidada para dançar no Ballet of the Marques de Cuevas na produção Cinderel!a no Theatre des Champs-Elysees.

Foi bailarina principal no Ballet of Zurich Opera House, e bailarina principal e assistente do Diretor Artístico do Ballet of the Opera House in Bonn.
Ao longo da sua vasta carreira, desempenhou vários papeis principais: Giselle, Lago dos Cisnes, La fille ma gardée, Coppelia, Romeu e Julieta, Raymonda, Les Sylphides, Napoli, La Ventana, entre muitos outros.

Como professora, ensinou na Ballet School of the Opera House, ao mesmo tempo que é convidada para ensinar na TanzForum Kain.
Frequentou vários cursos de dança em Lyon, Centre de danse de Rosella Hightower
É professora e Ballet Mistress na Ballet of the Opera de Lyon, France, na Netherlands Dans Theater, Holanda (sob a direção de Jiri Kylian), na Companhia Nacional de Danza, Madrid, Espanha (sob a direção de Nacho Duato).
Ao longo de vários anos é convidada a lecionar regularmente em várias companhias: Cullberg Ballet (Estocolmo), Frankfurt Ballet (Frankfurt), TanzForum (Kain), Ballet Gulbenkian (Lisboa), Ballet of the Opera de Lyon (França), Netherlands Dans Theater (Haia).

Coreografou algumas peças para ópera e operetas, das quais destaca Les Soldats de Zimmermann. Desde 2002 é freelancer.

Posted in Notícias.