Masterclass com Mark Freeman

01 junho 2018 | 11h00
Sala C.1.08

Mark Freeman, realizador de vídeo e de documentário, e professor, irá conduzir uma masterclass, no âmbito da parceria com a Vo'Arte, aos alunos do 2º ano  (Turmas 4A e 4B) do Curso de Licenciatura em Dança da ESD.

Realizador de vídeo e de documentário com mais de 30 anos de experiência, é professor de Televisão, Cinema e Novos Media na Escola de Teatro, Televisão e Cinema na Universidade de San Diego, EUA. Tem produzido e dirigido, escrito e editado programas para a televisão pública.
Os documentários de Mark Freeman ganharam inúmeros prémios, incluindo uma Gold Apple no The National Educational Film and Video Festival, um Certificado de Mérito no Chicago International Film Festival e uma Red Ribbon no American Film and Video Festival.
Os filmes estão nas colecções de bibliotecas e universidades por todo o país (EUA) e têm sido exibidos em museus, incluindo o Weltmuseum (Viena), Hong-Gah Museum (Taipei), Smithsonian Institute's National Museum of Natural History, American Museum of Natural History e o Museum of Modern Art (NY).

Faço filmes e ensino a fazê-los porque acredito, profundamente, que moldam as nossas atitudes, valores e comportamentos. As imagens que criamos e consumimos têm um poder real. Este trabalho é fundamentado pela perspectiva da minha prática documental que se cruza com a dança projectada para o ecrã.
As histórias que escolho baseiam-se nas experiências das pessoas comuns. Faço retratos de uma comunidade. Cada um dos meus documentários capta um momento, comum na nossa história social, um fragmento da nossa memória colectiva em tempos de desafios complexos e de mudanças rápidas.

 - Mark Freeman -

Durante a sua masterclass, Mark Freeman levará os participantes para o mundo do cinema (do documentário) que se move dentro do universo da dança e do movimento.
Os filmes do realizador exploram a dança dentro da sua relação com a tradição e inovação, da interação com a câmara e enquanto ferramenta que reúne pessoas e comunidades.

Cartaz

Posted in Notícias.