Masterclass com Carla Fernandes e Stephan Jurgens

14 maio 2018 : Dance and Documentation
– An Introduction to: TKB - A Transmedia Knowledge Base for Contemporary Dance

15 maio 2018 : Dance in virtual reality
- An introduction to: Blackbox - Arts & Cognition


9h00 - 10h30 | Estúdio C1

Carla Montez Fernandes, investigadora e responsável pelos projetos 'TKB' e 'Blackbox',  a convite da Escola Superior de Dança, irá conduzir uma masterclass aos alunos do 3º ano  (Turma 62) do Curso de Licenciatura em Dança da ESD, com o seu convidado Stephan Jurgens, investigador e coreógrafo transdisciplinar.

CARLA MONTEZ FERNANDES

Mestre em Lexicologia / Terminologia e Doutorada em Linguística (FCSH-UNL / Vrije Universiteit Amsterdam). Atualmente trabalha principalmente como investigadora principal do ERC na FCSH - Universidade Nova de Lisboa.

Chefe do projecto ‘BlackBox’, financiado pelo European Research Council e intitulado: “A collaborative platform to document performance composition: from conceptual structures in the backstage to customizable visualizations in the front-end".
Investigadora principal do “Projeto TKB” (Base de Conhecimento Transmídia para artes cênicas) financiado pela Fundação Nacional de Ciência e Tecnologia em Portugal.

Parceiro de investigação em projetos financiados pela UE (a saber, “Inside Movement Knowledge”, “LABO 21”, “EuropeanaSpace” e “RICHES”) nas passagens de Arts & Science e na digitalização do Património Cultural Imaterial.
Atualmente, o seu foco de pesquisa está na interseção da Lingüística, Cognição, Estudos de Gestos e Artes Cênicas (de perspectivas cognitivas e etnográficas), particularmente no que diz respeito à anotação de corpora multimodal em arquivos digitais dinâmicos e colaborativos para a análise/documentação da dança contemporânea. Apoia uma visão incorporada e distribuída da mente humana, alinhada com a ciência cognitiva contemporânea.

Supervisora de dissertações de mestrado e tese de doutoramento em Comunicação Multimodal / Lexicologia / Artes Cênicas e Medias Digitais / Semiótica Cognitiva na: Universidade Nova de Lisboa; FE-Universidade do Porto; FL - Universidade de Lisboa; FMH - Universidade de Lisboa. Professor convidado da UFBA, Salvador, Brasil.
Consultora científica para várias estruturas relacionadas com dança em Portugal, Holanda, Reino Unido e Alemanha.
Autora de capítulos em livros e artigos, em publicações internacionais nos campos da Linguística (Cognitiva), Corpora Multimodal, Media Digital e Património Cultural.

STEPHAN JURGENS

Investigador, coreógrafo transdisciplinar e professor. Doutorado em Contemporary Choreography and New Media Technologies. Desenha sistemas interactivos para performance digital.
Especializou-se em formar profissionais para o uso de novas tecnologias em palco.
Colaborou em vários projetos de investigação internacionais, como por exemplo Eurodans.net, TeDance, e TKB (Transmedia Knowledge Base for Contemporary Dance), em que investiram o uso de tecnologias mais recentes no âmbito da performance ao vivo e da dança contemporânea.
Atualmente é investigador no projeto BlackBox Arts & Cognition na Universidade Nova de Lisboa. É autor de várias obras apoiadas pela DgArtes/MC.

Mais informações:

Sobre o projeto TKB - Transmedia Knowledge Base for contemporary dance
Sobre o projeto Blackbox - Arts & Cognition

Posted in Notícias.