Masterclass de Composição

17 novembro 2017 | 14h00
Sala 3 e Estúdio 8 (ESD)

Rafael Alvarez, coreógrafo/intérprete de Dança Contemporânea desde 1997, diretor artístico da BODYBUILDERS e artista associado da EIRA, irá conduzir uma masterclass de composição - NO INTERVALO DE UMA ONDA aos alunos do 2º ano  (Turma 31) do Curso de Licenciatura em Dança da ESD.

É um projeto coreográfico dirigido pelo coreógrafo Rafael Alvarez, que resulta de um projeto de pesquisa e criação desenvolvido entre Portugal, França e o Japão. ‘No Intervalo de uma Onda’ assinala os 20 anos de percurso profissional de Rafael Alvarez e o primeiro ano de atividade da BODYBUILDERS, culminando na estreia dupla do espetáculo em Tóquio e Lisboa e na inauguração de uma exposição e lançamento de livro de fotografia reunindo uma coleção de +100 imagens, recolhidas durante o período de residência artística em Tóquio, que funcionam como pista dramatúrgica e subtexto do próprio espetáculo, colecionando impressões e movimentos de personagens anónimos, dialogando com o espaço e fluxo da cidade de Tóquio.

O projeto integra ainda um conjunto de workshops para jovens e seniores e um ciclo de masterclasses dirigidas a estudantes do ensino superior artístico realizadas em parceria com a Escola Superior de Dança/Instituto Politécnico de Lisboa, Universidade de Évora/Departamento de Artes Visuais e Design e Escola Superior de Arte e Design Caldas da Rainha/Instituto Politécnico de Leiria.

O ciclo de Masterclasses/Encontros dirigidos a estudantes do ensino superior artístico pretende partilhar o processo de pesquisa e desenvolvimento do projeto, apresentando as metodologias de criação/composição presentes no espetáculo, propondo para exploração pistas de trabalho de movimento em articulação com os restantes objetos artísticos.    

Este projeto coproduzido pelo Festival Temps d'Images/Duplacena e BODYBUILDERS conta com o apoio da República Portuguesa - Cultura / Direcção-Geral das Artes, Fundação Calouste Gulbenkian e com o patrocínio da FUJIFILM Portugal.

 

RAFAEL ALVAREZ  

Doutor em Comunicação, Cultura e Arte pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Pós-graduado em Ciências da Comunicação – Cultura Contemporânea pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Formado em Realização Plástica do Espetáculo e em Teatro e Educação pela Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL. Frequentou em território nacional e no estrangeiro, formação contínua em dança contemporânea, performance, improvisação, composição, dramaturgia, danço-terapia e dança inclusiva. Entre 2000 e 2002 foi bolseiro em Dança do Centro Nacional de Cultura. Membro da Foundation for Community Dance/People Dancing (UK). Membro colaborador do CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora. Artista associado da EIRA desde 2005. Cofundador da ANKA – Companhia de Dança Inclusiva de São Tomé e Príncipe. Cofundador e diretor artístico da associação cultural – BODYBUILDERS.

Fotografia © Elisabeth Vieira Alvarez

Posted in Notícias.