Videodança e Workshop | 28ª Quinzena de Dança de Almada

22 setembro 2020 | 15h00 - 17h00
Auditório C e Estúdio C3

No âmbito da parceria entre a Escola Superior de Dança e a Companhia de Dança de Almada, realiza-se este ano uma mostra de videodança e um workshop de Dança Contemporânea conduzido pelo bailarino e coreógrafo Bruno Duarte.

A atividade está inserida na programação da 28ª Quinzena de Dança de Almada, sendo no entanto reservada a alunos da ESD. A participação dos alunos está sujeita a inscrição prévia através de formulário de inscrição, remetido a todos os alunos por email institucional.

O evento tem um limite máximo de 20 participantes e a data limite de inscrição é dia 20 de setembro.

VIDEODANÇA | Sete Dias de Inverno
(seguida de conversa com Bruno Duarte)
Realização | Henrique Pina
Coreografia | Bruno Duarte

As Saturnais eram festas imperiais que decorriam na antiguidade Romana em adoração a Saturno, deus da agricultura.
Durante sete dias do mês de dezembro, Roma transformava-se e as normas sociais eram invertidas, em celebração da liberdade e de um novo ano agrário.
O espírito dessas festividades passou de povo em povo, transbordou fronteiras e permanece séculos mais tarde sob vários nomes e formas, adornadas pelos costumes de quem as acolheu.
Nas vilas de Trás-os-Montes, no norte de Portugal, os rituais em louvor à liberdade, à juventude e aos deuses pagãos transportam o simbolismo de outros tempos. Uma celebração à vida que se propaga pela multidão.
E o povo dança.

WORKSHOP | por Bruno Duarte
O workshop associado à apresentação da videodança Sete Dias de Inverno baseia-se, tal como o próprio filme e o espetáculo em que este se inspira, "Inverno", nas tradições rituais de Trás-os-Montes. O workshop inclui um aquecimento assente em técnicas de dança contemporânea e é seguido de uma sessão de reportório da criação coreográfica, num momento de exploração de movimento dinâmico e intenso.

Quinzena de Dança de Almada (Companhia de Dança de Almada)

Fotografia da esquerda © Moonway Films