Os Cercos de Lisboa

Site specific no Castelo de S. Jorge, Lisboa
dias 6, 7, 14, 21, 27 e 28 de junho de 2019, pelas 19h00

Os alunos finalistas do curso de Licenciatura em Dança da ESD, com orientação do professor Francisco Pedro, irão apresentar o site specific Os Cercos de Lisboa dentro das muralhas do Castelo de S. Jorge, no Núcleo/Sitio Arqueológico, Praça Nova.

Os alunos estiveram em Residência Artística no Castelo de S. Jorge, em fase de processo criativo, entre 27 e 31 de maio de 2019, das 10h às 13h e das 14h às 17h.

Os Cercos de Lisboa é um site specific, criado e interpretado por estudantes finalistas do Curso de Licenciatura em Dança da Escola Superior de Dança (ESD)/IPL.
Em 2019, o espaço de estudo, residência, habitação e performance será o  Sítio Arqueológico do Castelo de S. Jorge.
Depois de Com Lisboa aos pés (2015), No regaço Embalas Lisboa (2016), Os Antónios de Lisboa (2017) e Finalmente o Céu (2018) terem percorrido as vistas do castelo em cortejo, os terramotos de Lisboa em peregrinação, as festas populares em arruada e as guerras em perseguição, n´Os Cercos de Lisboa o público cercará os intérpretes/criadores para ver brotar do chão as gentes que alimentam a multicolor Lisboa.
Cartas imaginárias ecoarão entre pedras, heróis de lendas aparecerão por entre o saibro.
Mouros, Cruzados, Lisboetas, Cristãos e Moçarabes, Castelhanos, Clérigos, Príncipes e Rufiões se aproximarão de vossas excelências e vos dirigirão palavras soltas de revolta e ternura, medo e paixão, infortúnio e glória, vitória e podridão, luta e encantamento, rebelião e festa.

Intérpretes/Criadoras: Ana Lia, Ana Branquinho, Inês Coimbra, Inês Duarte, Leonor Toscano, Margarida Paiva, Carolina Fonseca, Camille Bourdeau, Carlota Galvão, Catarina Moita, Inês de Castro, Maria Inês Martins, Mariana Pinto, Marta Silveira.

O evento realiza-se ao abrigo da parceria entre a EGEAC/Castelo de S. Jorge e a ESD/IPL e está integrado na unidade curricular Projeto VI do curso de Licenciatura em Dança.

Entrada | bilhete Castelo de S. Jorge

Fotografia © Francisco Pedro

Posted in Notícias.