Para uma Timeline a Haver

de 23 de abril a 3 de julho 2019

A Materiais Diversos lançou um convite à Escola Superior de Dança para a participação no projecto Para uma Timeline a Haver de João dos Santos Martins e Ana Bigotte Vieira.

Construindo uma cronologia para a dança em Portugal, a Timeline é um exercício colectivo de investigação e de sinalização de marcos relativos ao desenvolvimento e disseminação da dança como prática artística em Portugal nos séculos XX e XXI, com especial incidência na segunda metade do século XX.

Com este exercício, trata-se de sinalizar episódios que – influenciando autores, práticas e instituições – foram delineando a história da dança em Portugal, inserindo-os numa perspectiva alargada tanto das transformações pelas quais a sociedade portuguesa passou como do discurso sobre o coreográfico (e o que é ou pode ser a dança como prática artística), de modo a entrever tensões, momentos-chave e episódios emblemáticos).

Em parceria com a Escola Superior de Dança, a Timeline propõe-se articular uma fase de pesquisa com o desenvolvimento de um programa pedagógico para a comunidade escolar, proporcionando laboratórios coreográficos com alguns dos mais importantes coreógrafos portugueses, entre os quais Francisco Camacho, João Fiadeiro e Vera Mantero.

Com a direcção de João dos Santos Martins e Ana Bigotte Vieira, a Timeline divide-se em três fases: Na primeira fase, espera-se a participação voluntária dos alunos nas sessões de montagem. Na segunda fase, são organizados os laboratórios coreográficos e realizadas as primeiras ativações dos alunos. Na terceira fase, são organizadas visitas de convidados e pretende-se que os alunos conduzam visitas guiadas e ativações da Timeline. Os alunos podem participar apenas por fases ou durante todo o projecto, consoante a disponibilidade e interesse.

CALENDÁRIO

Fase 1 | 23 Abril – 15 Maio 3ªs e 4ªs feiras 17h às 20h
Montagem comentada e participada com alunos

Fase 2 | 22 Maio – 19 Junho 4ªs feiras 17h às 22h
Laboratórios coreográficos e 1ªas ativações pelos alunos

Fase 3 | 25 Junho – 3 Julho 3ªs e 4ªs feiras 17h às 19h
Visitas de convidados e ativações pelos alunos

O resultado deste projeto está em exposição no átrio do piso -1 do edifício C.

Parceria: Materiais Diversos