Projeto Compota – UMPONTOTRÊS

UMPONTOTRÊS é o espetáculo improvisado que mistura dança com música, vídeo e palavra em torno do universo de Fernando Pessoa e da fragmentação do “Eu”. Resulta do trabalho desenvolvido na 13ª Residência de criação Compota que se realiza de 10 a 16 de Fevereiro na Biblioteca de Marvila em Lisboa. Envolve uma equipa multidisciplinar com a participação de artistas profissionais e alunos da Escola Superior de Dança, da Escola Superior de Música de Lisboa (IPL) e alunos do curso básico de dança da Escola Luís António Verney.

Compota do inglês “Jam”, termo originário da cultura do Jazz que designa a improvisação coletiva de músicos, reúne intérpretes e criadores de diferentes disciplinas em sessões de pesquisa e criação, formação e espetáculos (2004-2020). Desde 2012 que as Residências de criação Compota oferecem a diferentes equipas a oportunidade de trabalhar colaborativamente para a criação de espetáculos originais em apenas cinco dias, utilizando a improvisação e a composição estruturada. Em 2020, Compota desenvolve-se com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

Compota relaciona-se e vive da articulação e diálogo entre diferentes artes criando uma “matriz viva” que as une. A ação interventiva do projeto permite que a atuação possa ser executada de forma diferente a cada nova apresentação. Os intérpretes surgem como facilitadores de uma experiência de carácter humanista, sensível, interativa, sensorial e única.

Espetáculos
14 de fevereiro, sexta-feira | 21h00 | Biblioteca de Marvila
15 de fevereiro, sábado | 17h00 | 21h00 | Biblioteca de Marvila
16 de fevereiro, domingo | 17h00 | Biblioteca de Marvila

No dia 12 de fevereiro será facilitada uma Oficina de Dança para Escolas com Ana Santos.

Duração 60 min
Classificação etária M/6
Bilhetes 7€
Desconto de 50% para residentes na freguesia de Marvila, portadores de cartão BLX e alunos do ensino artístico mediante apresentação de cartão da escola.
Os bilhetes podem ser levantados nos dias de espetáculo na Biblioteca de Marvila 1 hora antes do início da sessão.

Ficha artística e técnica
Coordenação artística e produção: Paula Pinto
Orientação pedagógica: João Cunha
Apoio à produção: Luísa Pereira e Maria Alves
Design gráfico: Marcelo Vaz
Coordenação técnica: Nuno Várzea
Figurinos e adereços: Isabel Peres
Registo e edição imagem: Pedro Rodrigues
Produção: sentidosilimitados
Intérpretes: Ângelo Cid Neto, Ana Rita Jogo, Andreia Alvelos, Beatriz Mira, Beatriz Saramago, David Silva, Francisco Chacha, Maria Inês Vilhena, Patrícia Coelho e Rute Segurado (movimento e palavra) | Carla Santana, João Caldas e Luís Mandacaru (ambientes sonoros e música) | Carlotta Premazzi e Daniel Rondulha (vídeo)
Participação especial: Deolinda Fernandes, Gabriel Sena da Silva, Maria Carlota Vieira, Pedro Castelo e Raquel Rego (dança).
Agradecimentos: António Busca, Leocádia Silva, Rosa Barreto e Rui Carlos Mateus.

Mais informações (+351) 919 746 826 | info@compota.pt

Parceria sentidosilimitados 

Posted in Notícias.