Residências Artísticas – práticas colaborativas | Corpo e Espaço Cénico

Residência Artística  | 4 a 9 de novembro 2019
Apresentação Pública | 8 de novembro 2019 - 19h00 - Estúdio C3 / Edifício C

Corpo e Espaço Cénico
No âmbito do Projeto Residências Artísticas - Práticas Colaborativas, 8 alunos do 3º ano da Licenciatura em Dança participam esta semana numa residência artística que conta com a orientação de Alex Miklósy e Marta Carreiras. Desta semana de trabalho resultará numa apresentação pública, que se realizará no dia 8 de novembro, sexta-feira, pelas 19h00 no Estúdio C3.

Alex Miklósy
Bailarino, coreógrafo e professor de yoga, baseado em Londres e na Europa, nascido em Budapeste, Hungria. Formado no Conservatório de Música e Dança Trinity Laban (Londres), com bacharelado em Dança Contemporânea. Trabalhou como bailarino na Hungria, Reino Unido e Chipre. Alex Miklósy tem lecionado workshops em todo o mundo e coreografado para a companhia Zero Ballet na Hungria, tendo criado um solo para si próprio.

Marta Carreiras
Cenógrafa e Figurinista. Nasce em Lisboa em 1975, forma-se em estudos artísticos na António Arroio, licencia-se em Design de Cena pela Escola Superior de Teatro e Cinema e tira uma pós-graduação em Estudos Teatrais na Faculdade de Letras de Lisboa.
Estreia-se profissionalmente, como Cenógrafa e Figurinista, em 1997, com o Teatro Meridional, com quem desenvolve uma relação artística de colaboração assídua que dura até hoje.
Ao longo de 20 anos, assinou mais de 80 criações plásticas, tendo trabalhado com diversas companhias de teatro, dança, música e multidisciplinares e com artistas como Carlos do Rosário, Ana Nave, António Feio, Pedro Sena Nunes, Ana Rita Barata, Fernando Mota, Rui Rebelo, A Truta, Maria João Luís, Núria Mencia, José Peixoto, Madalena Wallenstein, Sofia de Portugal, Marina Nabais, Sara Belo, Nuno Pino Custódio, Madalena Vitorino, Romeu Costa, Bruno Cochat, Natália Luiza e Miguel Seabra.
Em 2010 teve uma nomeação para Melhor trabalho cenográfico, com o espectáculo A rainha da beleza de Leenane e participou em vários espetáculos premiados do Teatro Meridional.
Entre 2012 e 2016 fez parte da direção da Associação Portuguesa de Cenografia e foi Curadora, juntamente com José Manuel Castanheira e Rui Francisco, da Representação Oficial Portuguesa na Quadrienal de Praga em 2015.

Residências Artísticas – Práticas Colaborativas
Este é um projeto de formação/investigação que visa o aprofundamento e sistematização de aspetos relativos às práticas artísticas contemporâneas, com destaque para a sua dimensão colaborativa.
Ao longo de quatro residências artísticas, diferentes grupos de estudantes do Curso de Licenciatura em Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, irão trabalhar com oito artistas nacionais e internacionais de vários domínios artísticos.
Para além da apresentação pública do trabalho desenvolvido em cada uma das residências artísticas, serão reunidos diferentes materiais, tais como entrevistas, registos vídeo e fotográficos dos processos de criação, com o objetivo de refletir sobre a seguinte questão - a colaboração na criação em artes resulta sempre na autoria partilhada?

Madalena Xavier
(Coordenação de Projeto)