Residências Artísticas – práticas colaborativas | Experiência site-specific para corpo global, vegetação e música

Residência Artística  | 27 a 31 de maio 2019
Apresentação Pública | 31 de maio 2019 - 17h30 - Pátio Interior Edifício E / ISEL

Experiência site-specific para corpo global, vegetação e música
No âmbito do Projeto Residências Artísticas - Práticas Colaborativas, 9 alunos do 2º ano da Licenciatura em Dança participam esta semana numa residência artística que conta com a orientação de Margarida Mestre e Noiserv. Desta semana de trabalho resultará numa apresentação pública, que se realizará no dia 31 de maio, sexta-feira, pelas 17h30 no Pátio Interior do Edifício E (Campus do ISEL).

Margarida Mestre
Margarida Mestre, com formação em pedagogia, dança, som/música e performance, desenvolve um trabalho de criação artística em redor dos elementos corpo e voz, poesia e cena, escrita e musicalidade, cuidando dos elementos em doses intuitivamente certas de modo a escrever dramaturgias que conjugam diferentes linguagens artísticas para a cena, que ora interpreta, ora orienta outros a fazê-lo. Tem uma predileção por trabalho de CORO e por inventar formas contemporâneas de dizer o antigo. Desde o início do seu percurso que trabalha e experimenta projetos que intersetam Arte e Educação. É Mestre em Artes Performativas – Teatro do Movimento.

NOISERV - David Santos, 37 anos, Lisboa
Noiserv, a quem já chamaram "o homem-orquestra" ou "banda de um homem só", tem um percurso marcado pela composição e interpretação musical de temas que viajam entre a memória, sonho e a realidade. Conta com o bem sucedido disco de estreia One Hundred Miles from Thoughtlessness em 2008, o EP A Day in the Day of the Days em 2010 e em outubro de 2013 editou Almost Visible Orchestra, distinguido em 2014 como "Melhor Disco de 2013" pela Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2016 editou o seu disco mais recente de nome 00:00:00:00. Com mais de 500 concertos em Portugal e no estrangeiro, integra uma série de outras colaborações musicais, nomeadamente como os You Can’t win Charlie Brown, dos quais é membro fundador. Contribui também para o panorama do cinema e teatro nacional, a destacar as colaborações em teatro com Marco Martins, Nuno M. Cardoso e Rui Horta, e em cinema com Miguel Gonçalves Mendes e Paulo Branco, entre outros. 2018 começou com a composição da música original para a nova imagem da RTP1.

Residências Artísticas – Práticas Colaborativas
Este é um projeto de formação/investigação que visa o aprofundamento e sistematização de aspetos relativos às práticas artísticas contemporâneas, com destaque para a sua dimensão colaborativa.
Ao longo de quatro residências artísticas, diferentes grupos de estudantes do Curso de Licenciatura em Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, irão trabalhar com oito artistas nacionais e internacionais de vários domínios artísticos.
Para além da apresentação pública do trabalho desenvolvido em cada uma das residências artísticas, serão reunidos diferentes materiais, tais como entrevistas, registos vídeo e fotográficos dos processos de criação, com o objetivo de refletir sobre a seguinte questão - a colaboração na criação em artes resulta sempre na autoria partilhada?

Madalena Xavier
(Coordenação de Projeto)