Residências Artísticas – práticas colaborativas | Um dia na Karnart

Um dia na Karnart é resultado de uma semana de Residência Artística no Gabinete de Curiosidades Karnart, sob a direção artística de Luís Castro e Vel Z. Este trabalho é desenvolvido no âmbito das Residências Artísticas – Práticas Colaborativas, atividade integrada num projeto do Instituto Politécnico de Lisboa, financiado pelo Programa Portugal 2020.

Esta semana de trabalho decorre de 11 a 16 de fevereiro e a apresentação pública acontece no dia 15 de fevereiro, pelas 18h00, no Gabinete Curiosidades Karnart. A entrada é livre.

Um dia na Karnart
Entre Novembro de 2018 e Janeiro de 2019 oito alunos da Escola Superior de Dança visitaram o Gabinete Curiosidades Karnart para tomarem contacto com a realidade diária de uma estrutura profissional de investigação artística sediada em Belém chamada Karnart. Quotidiano, espaço e objetos foram pontos de partida para os relatórios-diário que fizeram e que se vieram a usar como húmus do evento que agora se apresenta. O conceito de perfinst, que os diretores artísticos da Karnart investigam e que cruza as Artes de Palco com as Artes Visuais, foi o leme da semana de trabalho intensivo que se seguiu e que deu origem a um rigoroso momento de criação contemporânea.

Residências Artísticas – Práticas Colaborativas
Este é um projeto de formação/investigação que visa o aprofundamento e sistematização de aspetos relativos às práticas artísticas contemporâneas, com destaque para a sua dimensão colaborativa.
Ao longo de quatro residências artísticas, diferentes grupos de estudantes do Curso de Licenciatura em Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, irão trabalhar com oito artistas nacionais e internacionais de vários domínios artísticos.
Para além da apresentação pública do trabalho desenvolvido em cada uma das residências artísticas, serão reunidos diferentes materiais, tais como entrevistas, registos vídeo e fotográficos dos processos de criação, com o objetivo de refletir sobre a seguinte questão - a colaboração na criação em artes resulta sempre na autoria partilhada?

Madalena Xavier
(Coordenação de Projeto)

Ficha técnica e artística
Direção artística e conceito: Luís Castro
Direção artística e imagem: Vel Z
Assessoria à direção artística e registo: Maria Campos
Co-criação e interpretação: Ana Lia Moura, Carlos Correia, Carolina Fonseca, Inês Aguiar, Lia Abreu, Noeli Kikuchi, Raquel Machado e Sofia Portugal.