Residências Artísticas – práticas colaborativas | Vídeo Dança

Residência Artística  | 3 de março a 8 de abril
Apresentação Pública | 8 de abril - 16.30h - sala C.1.16

Vídeo Dança
No âmbito do Projeto Residências Artísticas - Práticas Colaborativas realizou-se entre 3 de março e 8 de abril uma residência dedicada ao Vídeo Dança. Com orientação de Tomás Pereira e Bruno Duarte, os alunos do 3º ano da Licenciatura em Dança participaram nesta residência tendo como principal objetivo a aquisição de ferramentas teóricas e práticas que possibilitem o planeamento, gravação, edição e montagem de um vídeo-dança, com vista à apresentação pública. Em resultado do trabalho desenvolvido serão apresentados 7 vídeos-dança - Só entre tantos, Baixa Pombalina, Circulus Invocatio, Pastel LX, Prazo, Outruined e Um olho no peixe e outro no gato.

Residências Artísticas – Práticas Colaborativas
Este é um projeto de formação/investigação que visa o aprofundamento e sistematização de aspetos relativos às práticas artísticas contemporâneas, com destaque para a sua dimensão colaborativa.
Ao longo de quatro residências artísticas, diferentes grupos de estudantes do Curso de Licenciatura em Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, irão trabalhar com oito artistas nacionais e internacionais de vários domínios artísticos.
Para além da apresentação pública do trabalho desenvolvido em cada uma das residências artísticas, serão reunidos diferentes materiais, tais como entrevistas, registos vídeo e fotográficos dos processos de criação, com o objetivo de refletir sobre a seguinte questão - a colaboração na criação em artes resulta sempre na autoria partilhada?

Madalena Xavier
(Coordenação de Projeto)