TRANSCENDÊNCIAS – Exposição de fotografia

29 novembro a 11 de dezembro | Espaço de Santa Catarina, Lisboa
Entrada livre

Irá estar patente, no Espaço de Santa Catarina, a exposição de fotografia "Transcendências". Os trabalhos expostos resultam do registo fotográfico, conseguido por vários profissionais, de obras coreográficas, de docentes e alunos da ESD, apresentadas no MetaDança 2016 – Festival de Artes Performativas de Leiria. Este evento encontra-se inserido na programação do InShadow: Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias.

"Assumindo a dança contemporânea como expressão e manifestação de consciência, trabalhamos limites; limites mentais e limites físicos, com a possibilidade de se tornarem transcendentais. Na dança a leitura do mundo é realizada no sopro de um corpo transgressor de limitações e bloqueios, pessoais ou sociais. A dança faz voar o ser humano e é ferramenta de libertação que apesar de "grotesca" em força e potencial se mostra poética e esplendorosa. Expansão ou contração, grito ou denúncia da vontade de fugir... interrogações que se atacam mutuamente num corpo que ascende acima das dúvidas, dos mitos, das ilusões e das prisões da alma. O papel do fotógrafo? O da interpretação intuitiva... o da escolha! Transmutação e transcendência ao serviço de um enquadramento que escolhe uma visão da dança e do mundo." (Rute Violante, 2016)

O foco do MetaDança está na utilização da cidade de Leiria como espaço de lazer e de cultura. Ao longo das várias edições do MetaDança, para as apresentações públicas de eventos artísticos, foram utilizados espaços convencionais e não convencionais. Nos espaços não convencionais são apresentadas performances em formato site specific em diferentes locais com o objetivo de explorar a história do próprio local. Este formato é da responsabilidade dos alunos da ESD que iniciam um processo criativo em Lisboa e que trazem para Leiria, adaptado e desenvolvido, resultando em várias apresentações públicas no local. No que respeita à utilização dos espaços convencionais, são apresentadas várias obras coreográficas no Teatro José Lúcio da Silva com o objetivo de mostrar diferentes valências da dança contemporânea e de promover a inserção de jovens artistas no mercado artístico profissional.

Curadoria | Rute Violante

Fotógrafos | Ana Martins, Carina Coelho; Cristiano Justino, Marta Marques; Pedro Gonçalves; Ritabela Santos; Rute Violante; Vilma Serrano (Curso de Fotografia de Dança Contemporânea de 2016)

Conceito/Exposição/Instalação | Ângelo Neto, João Fernandes e Rute Violante
Seleção Fotográfica | Francisco Pedro, João Fernandes e Rute Violante

Produção | MetaDança - Associação Cultural e Zenith9 - Associação de Fotógrafos
Coprodução | Escola Superior de Dança (ESD) e Município de Leiria

Apoio | Hábitos em Mutação Associação Cultural; Americana Papelaria; LeiriPantone
Agradecimentos | Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), Museu de Leiria e Teatro José Lúcio da Silva

Mais informações:
Metadança - Página do evento
Facebook do Metadança
Espaço Santa Catarina

Fotografia © Rute Violante | Zenith9

Posted in Notícias.