Workshop CORPOMUSIC

1 e 2 março 2019 | 10h00 - 17h30
Estúdio D1

Nos dias 1 e 2 de março realiza-se nas instalações da ESD o workshop CORPOMUSIC, com os professores Sylvia Rijmer, Vítor Garcia e o músico Dave Boyd e destina-se a estudantes e profissionais de dança.

O workshop CORPOMUSIC enquadra-se num projeto de investigação sob coordenação da professora Isabel Duarte, no âmbito do IDI&CA (Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística) do Instituto Politécnico de Lisboa.

Este projeto tem como objetivo estudar o impacto de uma prática pedagógica colaborativa entre professor, músico e estudantes, no ensino vocacional da dança.
Embora o foco específico seja a relação da Música com a Dança, o carácter interdisciplinar que as une tem a capacidade de tornar o binómio professor/músico numa simbiose de fortalecimento paradigmático, no ensino da dança, no contexto contemporâneo das Artes Performativas.

Com base nos princípios da practice-led research, propomos investigar:

  • Os resultados práticos de uma maior amplitude de escolhas artísticas dentro do estúdio de dança, fornecida pelo intercâmbio direto entre o professor, o músico e o estudante.
  • Se este diálogo colaborativo contribui para consolidar as metodologias do ensino de dança, desenvolvendo não só as competências musicais tradicionais tais como: métricas, ritmo, pulsação, tempo e fraseado, mas também uma maior consciência do binómio música/movimento no contexto da contemporaneidade da arte performativa.

Os resultados do estudo feito serão alvo de comunicação e publicação quando o mesmo terminar.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas diretamente para o e-mail iduarte@esd.ipl.pt (Profª. Isabel Duarte – Coordenadora do projeto de investigação)

No mail deverá constar:
- nome, idade, e-mail e telefone de contacto
- se são atuais alunos ou antigos alunos da ESD
- qual a experiência e formação em dança (no caso de não serem estudantes ou diplomados da ESD)

 Existem 20 vagas e as inscrições decorrem até ao dia 25 de fevereiro.

 

Posted in Notícias.