Workshop com Tony Weaver & CiM | Festival InShadow

10 dezembro 2021 | 11h00 - 13h00
Estúdio C3 | ESD

No âmbito da programação da sua 13ª edição do Festival InShadow - Lisbon Screendance Festival, os alunos do 3º ano do Curso de Licenciatura em Dança da ESD irão participar num workshop que explora o método pioneiro de Teatro Bilingue Inclusivo (IBT – Innovative Bilingual Theatre), e que será lecionado por Tony Weaver & CiM - Companhia de Dança.

Tony Weaver, o seu nome é António Pedro Sebastião Mendes, é surdo, mas todos o conhecem e tratam por Tony Weaver. Tony porque é o diminutivo de António e Weaver... pois é o apelido da sua atriz preferida Sigourney Weaver... adora-a por causa dos seus filmes preferidos serem os Alien.
Nasceu no dia 2 de Dezembro de 1980 em Lisboa, Portugal. É ator, adora muito o teatro, cinema e televisão.

CiM - Companhia de Dança, criada em 2007, tem vindo a promover uma abordagem pioneira da criação artística face à inclusão, através da dança e imagem. A CiM procura a diversidade de caminhos e um constante enriquecimento através de experiências, onde a multidisciplinaridade surge como impulso de novos métodos e respostas à produção e exploração artísticas.
Desenvolve um trabalho regular de formação e sensibilização focado nas particularidades do movimento e expressividades únicas de cada bailarino/intérprete, potenciando através da coreografia uma visão mais criativa da ideia de capacidade e limite, revelando a diversidade enquanto força motriz.

Teatro Bilingue Inclusivo (IBT – Innovative Bilingual Theatre)

O objetivo principal deste workshop é promover a inclusão nas artes performativas através do uso em simultâneo do corpo, da língua e do gesto, reunindo intérpretes surdos e ouvintes, em que se explora o método pioneiro de Teatro Bilingue Inclusivo (IBT – Innovative Bilingual Theatre). Este método explora novas formas de criar arte inclusiva, para um público inclusivo, permitindo aos artistas e aos espectadores, surdos e ouvintes, usufruir de igual forma e em simultâneo da experiência artística.

Escola Superior de Dança e Festival InShadow (Vo'Arte)