Workshop Introdução à Dança Inclusiva

14 novembro 2017 | 10h30 - Turma 51
21 novembro 2017 | 10h30 - Turma 52

Estúdio 12 (ESD)

Rafael Alvarez, professor de Dança Inclusiva, coordenador artístico da Plural _Companhia de Dança e coordenador-adjunto da Casa das Artes na Fundação LIGA (desde 1998), irá conduzir um workshop de 'Introdução à Dança Inclusiva' aos alunos do 3º ano  (Turmas 51 e 52) do Curso de Licenciatura em Dança da ESD, com a sua convidada Diana Bastos Niepce. Este workshop realiza-se no âmbito da parceria da Escola Superior de Dança com a Fundação LIGA | Plural Companhia de Dança.

A companhia Plural_Companhia de Dança tem como principal objetivo a pesquisa, formação e criação artística no cruzamento entre dança contemporânea e dança inclusiva, promovendo o desenvolvimento de projetos coreográficos que resultam do encontro e colaboração artística entre intérpretes com e sem deficiência, profissionais e não-profissionais, numa abordagem pluridisciplinar do movimento e numa reinterpretação constante da Diversidade Humana. Esta companhia de dança inclusiva é um projeto da Casa das Artes da Fundação LIGA e desenvolve a sua atividade artística desde 1995, tendo-se apresentado em espetáculos e outros projetos em Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido e EUA.

Os objetivos deste workshop consistem em:
- Partilhar metodologias nas áreas da dança inclusiva e da dança contemporânea, envolvendo participantes com e sem deficiência, profissionais e não-profissionais, em projetos e atividades de pesquisa, formação e criação em Dança;
- Sensibilizar estudantes e futuros profissionais das áreas da Dança para práticas artísticas e formativas que promovam e estimulem a Diversidade e Autonomia Criativa enquanto metodologia de intervenção na área da dança e da intervenção social;
- Intensificar espaços de criação, formação e experimentação artística abertos à diversidade de participantes, independentemente das suas condições de funcionalidade física, psíquica, social ou cultural, refletindo uma sociedade mais plural.                

 

RAFAEL ALVAREZ

Doutor em Comunicação, Cultura e Arte pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Pós-graduado em Ciências da Comunicação – Cultura Contemporânea pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Formado em Realização Plástica do Espetáculo e em Teatro e Educação pela Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL. Frequentou em território nacional e no estrangeiro, formação contínua em dança contemporânea, performance, improvisação, composição, dramaturgia, danço-terapia e dança inclusiva. Entre 2000 e 2002 foi bolseiro em Dança do Centro Nacional de Cultura. Membro da Foundation for Community Dance/People Dancing (UK). Membro colaborador do CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora. Artista associado da EIRA desde 2005. Cofundador da ANKA – Companhia de Dança Inclusiva de São Tomé e Príncipe. Cofundador e diretor artístico da associação cultural – BODYBUILDERS.

 

DIANA BASTOS NIEPCE

Licenciada em Dança na Escola Superior de Dança em 2009. Bolseira do programa Erasmus no curso de dança na TEAK (Helsínquia). Fez o bacharelato em Design de Interiores na ESAD (Matosinhos) e é professora de Hatha-yoga. Complementou os estudos com o Mestrado de Arte e Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Coreografou várias peças e integrou muitos projetos.

Em Março de 2014 sofreu um acidente acrobático que a deixou tetraplégica, iniciando o seu percurso artístico como performer de dança inclusiva, desde então colaborou no espetáculo “Gala” de Jérome Bel apresentado no Teatro Maria Matos e nas suas criações individuais.

Posted in Notícias.