Skip to main content

 

Inês Zinho Pinheiro

 

Nascida em Lisboa (1993), é bailarina, professora e investigadora.
Formou-se na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa (2011) e dançou com a CINEVOX Junior Company (Suíça, 2012). Obteve a licenciatura em Ballet e Dança Contemporânea na Rambert School, University of Kent (2015) e o mestrado em História e Filosofia da Dança na University of Roehampton (2019), em Londres.

Atualmente, é doutoranda em Artes Performativas e da Imagem em Movimento na Faculdade de Belas-Artes (Universidade de Lisboa), investigadora colaboradora do CIEBA e professora do ensino artístico nas áreas de estudos do movimento e análise e notação de movimento.

Inês criou o projeto Sonic Voyaging com o músico moss kissing – uma plataforma dedicada à improvisação em dança e música. Enquanto bailarina, colaborou com diversos coreógrafos/artistas, tais como Marina Nabais, André Uerba, Gustavo Ciríaco, Connor Scott e Marcelo Evelin, trabalhando frequentemente com a compositora Lilja Ásmundsdóttir.
 

Fotografia © Maria Pulido 
Investigation

Comunicação intitulada Embodied and Visual Narratives: Kinaesthetic and Filmic Practices for Reimagining Community. Hugarflug Conference, Reykjavik (setembro 2025) com Izabelle Penha.

Residência NEXT STEP de intercâmbio artístico com associação Parasita e T Theatre, Macau & Guangzhou (junho 2025).

Investigação e desenvolvimento para a obra Shapes of Umber com Lilja Ásmundsdóttir e Tullis Rennie – City University of London & Centre 151, Londres (janeiro e maio 2025).

Apresentação e discussão de proposta áudio – Maneiras de ‘Crigepriar’ – conferência Encontros Paragone – diálogos através da arte, Escola Superior de Música (IPL), Lisboa (maio 2023).

Comunicação sobre investigação de doutoramento no seminário intitulado Corpo-epistemologias e espacialidade na investigação artística; organizado pelo Professor Doutor Fabián Cevallos Vivar, Faculdade de Belas-Artes (UL), Lisboa (abril 2023).

 

CIÊNCIAVITAE: https://www.cienciavitae.pt//pt/A21C-A83A-8B76

ORCID: https://orcid.org/0009-0001-7810-3435

 

Publications

Artigos:
Pinheiro, I. Z. (2024). Uma exploração teórica a partir da performance “Movimentos Demorados para uma Alegria Obstinada”. Revista RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro, 1 (2), 85–113.
Pinheiro, I. Z. (2024). ‘Pessoas Que Não Costumam Dançar’ e o Estúdio de Dança. Revista Estud(i)os de Dança, 2 (2), 1–16.
Pinheiro, I. Z., & Xavier, M. (2023). Sentimento de ‘pertença ao grupo’ em processos de exploração do movimento: Estudo experimental com pessoas que não costumam dançar e com estudantes de dança do ensino superior. Revista Estud(i)os de Dança, 1 (2), 1–16.
Pinheiro, I. Z. (2023). Esboço de um estudo experimental de exploração do movimento: Em busca de modalidades inclusivas de movimento para pessoas que não costumam dançar. Revista Calarma, 3 (2).
Pinheiro, I. Z. (2023). Maneiras de ‘cher’. Jornal Coreia, 8 (13).
Pinheiro, I. Z., & Ásmundsdóttir, L. M. (2022). What happens in performers’ minds? Dancers’ and musicians’ inner conversations. APRIA Journal.


Capítulo de livro:
Pinheiro, I. Z. (2020). Repensar o corpo como arquivo da figura feminina na dança: Uma leitura a partir de Isadora Duncan. In O Feminino nos Arquivos: Abordagens e Problematizações (pp. 261–272). Direção Regional da Cultura / Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Livro:
Pinheiro, I. Z. (2024). A phenomenological approach to performers’ self-awareness in dance [Dissertação de mestrado publicada]. LAP LAMBERT Academic Publishing.