Skip to main content

Masterclass de Dança Flamenca

com Irene Baena Chicón

 

Os estudantes irão aprender a postura básica do flamenco e a consciência corporal, bem como passos simples de sapateado (zapateado) e coordenação rítmica através das palmas. A aula introduz diferentes estilos de flamenco (palos) e incentiva a expressão emocional e a presença em palco. O foco recai sobre a ligação entre o movimento e o compás, promovendo desde o início o desenvolvimento de uma identidade artística pessoal.

 


No âmbito do Programa ERASMUS+ de mobilidade para docentes, durante a semana de 24 a 28 de novembro a Escola Superior de Dança recebe Irene Baena Chicón, professora no Conservatório Superior de Danza María de Ávila (Madrid) para uma semana de trabalho intensivo com os alunos do 1º, 2º e 3º anos da Licenciatura em Dança

O trabalho a desenvolver está integrado na unidade curricular de Técnicas de Dança Clássica I, II e V e decorre nos Estúdios da ESD.

 

Masterclass de Dança Flamenca
24 a 28 de novembro 2025
Escola Superior de Dança


 

Irene Baena Chicón

Licenciada em Dança Espanhola e Dança Clássica, integrou o primeiro Workshop de Flamenco do Centro Andaluz de Dança, sob a direção de José Antonio e Ramón Oller, com coordenação de Ana M.ª Bueno. É titular do Curso Superior em Pedagogia da Dança, do Mestrado em Artes do Espetáculo e Doutorada em Ciências da Atividade Física e do Desporto, com distinção Cum Laude.

Iniciou a sua carreira profissional na Companhia de Antonio el Pipa e, posteriormente, integrou a Companhia Andaluza de Dança (atual Ballet Flamenco de Andalucía), participando em produções como Bodas de Sangre, sob direção de Antonio Gades. Dançou no filme Iberia, de Carlos Saura, e colaborou com as companhias La Calabaza Danza-Teatro e Danza Vía 3. Dirigiu ainda o seu próprio grupo de flamenco, com o qual se apresentou em diversos festivais da Andaluzia.

Enquanto docente, lecionou em vários conservatórios profissionais e superiores nas cidades de Almería, Córdoba, Granada, Málaga e Sevilha, bem como no Conservatório de Música de Córdoba. Foi responsável pela área de Dança Flamenca em Granada durante cinco anos e tem dinamizado seminários em universidades e centros de formação de professores.

A sua investigação centra-se na biomecânica do flamenco, tendo publicado artigos em revistas científicas nacionais e internacionais. É membro ativo do Centro de Investigação Telethusa Flamenco e coordena projetos de investigação coreográfica na UCAM.

 

Fotografia © acervo próprio