Masterclass de Técnica de Dança Contemporânea
com Zuzanna Kasprzyk-Molenda
Those Who Run
É o titulo da masterclass durante a qual iremos trabalhar o movimento através do espaço — observaremos as consequências da bipedalidade humana, tanto na forma como nos movemos como num sentido filosófico e metafórico. Exploraremos as coordenações corporais básicas: padrões homólogos, homolaterais e contralaterais em movimento, bem como diferentes ritmos. Por fim, procuraremos encontrar a dança no próprio ato de deslocação através do espaço.
No âmbito do Programa ERASMUS+ de mobilidade para docentes, durante a semana de 10 a 14 de novembro a Escola Superior de Dança recebe Zuzanna Kasprzyk-Molenda, professora na Academy of Music in Lodz, Polónia, para uma semana de trabalho intensivo com os alunos do 1º ano da Licenciatura em Dança (turmas 1A, 1B e 1C).
O trabalho a desenvolver está integrado na unidade curricular de Técnicas de Dança Contemporânea I e decorre nos Estúdios da ESD.
Masterclass Técnica de Dança Contemporânea
10 a 14 de novembro 2025
Escola Superior de Dança
Zuzanna Kasprzyk-Molenda
Bailarina, coreógrafa e professora de dança.
É diplomada pela Escola Privada de Ballet de Gliwice, pela Escola Superior Estatal de Teatro de Cracóvia (Mestrado) e pela Escola Doutoral da Academia de Música de Łódź. Em 2019 iniciou o curso Somatic Movement Educator do BMC®. Desenvolveu a sua atividade profissional em instituições como o Kuala Lumpur Performing Arts Center, o Staatstheater Kassel, a Ópera Nacional de Varsóvia, o Teatro Nowy de Łódź, entre outras, bem como em colaboração com artistas independentes.
Foi distinguida com o primeiro prémio no Solo Dance Contest 2013 em Gdańsk, com a coreografia We are very sorry, but there is no place for Susana, apresentada também em festivais em Singapura, Seul, Goyang e Kuala Lumpur.
Desde 2019, desenvolve um percurso de criação em dupla artística com o físico e poeta Andrzej Molenda, com quem realizou diversos espetáculos independentes e peças de pequena duração. As suas obras exploram a interseção entre ciência, performance e experimentação, seguindo uma abordagem somática inspirada no BMC (Body-Mind Centering) e no Método Feldenkrais. Através de uma linguagem marcada pela autoironia e por uma certa excentricidade, procuram criar imagens ambíguas e um espaço aberto à livre associação.
