Masterclass em Interpretação de Obras Coreográficas
com Victoria Pérez Miranda
Há algum tempo que, no meu trabalho, me tenho dedicado a explorar a fisicalidade. Sem procurar grandes “porquês” nem sentir a necessidade de justificar tudo.
Procuro corpos que se expressem através da fisicalidade e que, por meio dela, possam alcançar diferentes estados.
Ao longo das peças que desenvolvo, percorremos tanto a verdade física do corpo como as profundezas da interpretação.
Procuro o momento em que o intérprete liberta o pensamento e permite que a sensação assuma o controlo — em que a presença se torna instinto e a simplicidade revela a sua força silenciosa.
O menos torna-se mais.
No âmbito do Programa ERASMUS+ de mobilidade para docentes, durante a semana de 2 a 5 de dezembro a Escola Superior de Dança recebe Victoria Pérez Miranda, professora no Conservatório Superior de Danza María de Ávila (Madrid) para uma semana de trabalho intensivo com os alunos do 1º do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais (MCCPP).
O trabalho a desenvolver acontece durante o Programa Intensivo 2 do MCCPP, e está integrado na unidade curricular de Interpretação de Obras Coreográficas. Decorre nos Estúdios da Jazzy – Campo Pequeno, parceira da ESD.
Masterclass em Interpretação de Obras Coreográficas
2 a 5 de dezembro 2025
Escola Superior de Dança
Victoria Pérez Miranda
É professora de Dança Contemporânea no Conservatorio Superior de Danza María de Ávila, detendo um Mestrado em Artes Performativas e uma Licenciatura em Pedagogia da Dança.
Formou-se no Centro Nacional de Dança Contemporânea CNDC L’Esquisse, em Angers, França, e estudou Técnica Cunningham em Nova Iorque com Merce Cunningham, além de ter participado em inúmeros cursos e workshops.
É Diretora da companhia THE COLECTIVO e apresentou-se com uma vasta gama de companhias nacionais e internacionais, incluindo Provisional Danza – Carmen Werner, Linga Company, Toula Limnaios, CocoonDance e Kassel Tanztheater, entre outras.
O seu trabalho coreográfico foi encomendado pela Companhia Nacional de Dança da Costa Rica, DAR em São Petersburgo, SODRE em Montevideu, Universidad Xalapa no México e várias outras instituições.
Foi igualmente convidada como professora para orientar workshops no Circuit-Est Centre Chorégraphique, em Montreal, no The Place, em Londres, na Escola Marameo e no Festival B12, em Berlim, na Henny Jurriens Foundation, em Amesterdão, no Theater St. Gallen, na Suíça, entre muitos outros contextos nacionais e internacionais.
